Prefeitura reforça a importância da vacinação: cobertura do público prioritário está em 46,65%
Petrópolis já aplicou este ano 81.098 vacinas contra a gripe Influenza. O imunizante é um importante aliado no combate à gripe. A Prefeitura reforça a importância da vacinação, uma vez que a cobertura do público prioritário ainda é considerada baixa, com 46.65%.
“Estamos promovendo ações em todo o município e conseguimos atingir um número considerável de vacinas aplicadas, mas notamos que as pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes, ainda não se vacinaram. É importante que esse público procure as unidades de saúde para se vacinar”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento, tivemos uma cobertura de 46,55% de idosos vacinados, 48,03% de crianças e 39% de gestantes. A campanha contra gripe começou no dia dois de abril apenas para o público prioritário, mas a vacina foi liberada em Petrópolis para todos os públicos no dia 21 de maio. O imunizante deste ano é trivalente (fragmentado e inativado) e protege contra os vírus tipo A/H1N1, A/H3N2 e B.
“Estamos enfrentando um período de muito frio, quando as pessoas tendem a ficar confinadas e isso acaba facilitando a contaminação pelo vírus da Influenza. É fundamental a imunização, principalmente para os grupos prioritários, só assim evitamos o agravamento da doença”, explicou o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
A vacina contra a gripe Influenza está disponível em 31 postos de saúde de Petrópolis. A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Veja os 31 postos de Saúde que oferecem a vacina:
Veja também: