Vacina contra Influenza está disponível em 36 unidades de saúde do município
Mariana Machado - estagiária
De acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (17), houve uma manutenção da diminuição do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na maior parte do país, embora permaneçam altos na maioria dos estados.
Em Petrópolis, já foram registrados 587 casos de SRAG, além de 30 óbitos, apenas neste ano, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, cenário que preocupa e reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção.
Segundo o estudo, crianças pequenas são as mais afetadas pela SRAG, principalmente por conta do vírus sincicial respiratório (VSR). Entre os idosos, entretanto, a Influenza A é a principal responsável pelas hospitalizações e óbitos.
A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, ressaltou em nota que, apesar da diminuição de casos, a incidência de SRAG segue elevada no país. “Por isso a vacina contra a gripe continua sendo fundamental para que a gente consiga reduzir ainda mais o número de casos graves pelo vírus”, reforça.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em Petrópolis, 72.791 doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas, até este sábado (18). Além disso, 44,94% da população-alvo foi vacinada, número superior ao registrado em 14 de junho, quando apenas 36,83% do grupo havia recebido a dose. Entretanto, devido à incidência da SRAG, é essencial que o grupo prioritário busque se vacinar. Ao todo, são 82.664 petropolitanos nesse grupo.
A vacina está disponível em 36 unidades de saúde do município e está liberada para toda população a partir de 6 meses de idade.
Para além da vacina, outras medidas devem ser adotadas, de acordo com o Ministério da Saúde, como: Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Mantenha os ambientes bem ventilados; Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
Veja também: