Edição anterior (3454):
segunda-feira, 22 de abril de 2024


Capa 3454

Petrópolis mantém classificação A no Mapa do Turismo este ano

Apenas quatro cidades do Rio receberam a nota mais alta pelo Ministério do Turismo

Foto: Alcir Aglio / Diário de Petrópolis
Foto: Alcir Aglio / Diário de Petrópolis


Daniel Xavier estagiário

Petrópolis mantém a nota mais alta no Mapa do Turismo Brasileiro. Emitido no último domingo (14/4), o documento dá classificação A para a cidade única a conquistar o feito na região da Serra Verde Imperial. Só outros três municípios do estado do Rio de Janeiro receberam o mesmo índice este ano: Angra dos Reis (Costa Verde), Cabo Frio e Macaé (Costa do Sol). No ano passado, foram sete. O Mapa faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que define o recorte territorial das áreas a serem trabalhadas de forma prioritária pelo Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Segundo o documento, são 6,2 mil leitos distribuídos em 107 meios de hospedagem em Petrópolis, que conta com 4.374 empresas formais do setor, gerando entre 10 a 12 mil empregos diretos. Destes, 1.166 são apenas do segmento da hotelaria. Há, ainda, 240 guias atuando na região, para atender os cerca de 600 mil turistas que a Cidade Imperial recebe ao ano. Tornando o turismo uma das principais atividades econômicas do município, gerando receita tributária de R$ 225 milhões.

Se destacam no município o turismo Cultural, Ecológico, de Negócios e Eventos, além do Circuito Cervejeiro. Os períodos mais fortes são o meio do ano, nos meses de junho e julho (época de inverno), além do fim do ano, mais especificamente, novembro e dezembro quando ocorrem o Rock The Mountain e o Natal Imperial. Do ano passado para cá, janeiro e setembro também fortaleceram o fluxo turístico, a ponto de serem citados no documento.

Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), comemora o resultado e detalha as qualidades turísticas.

Manter o conceito A no Mapa do Turismo é de extrema importância para a cidade. É motivo de orgulho estar entre as quatro cidades do Estado com esse conceito. Isso demonstra a capacidade que Petrópolis tem em receber bem os turistas, dentro da rede hoteleira e gastronômica, e, também, na qualidade de excelência dos prestadores de serviços. É muito importante que a gente mantenha títulos como a Capital Estadual da Cerveja, do Casamento, dentre outros, destaca.

Somos categorizados pelo MTur como categoria A, devido a nossa ampla oferta de meios de hospedagem. Temos certeza de que o Mapa do Turismo Brasileiro é um importante instrumento para continuarmos nossas ações de fomento do setor em nosso município, assegura Evany Noel, diretora de Turismo da Secretaria de Turismo (Turispetro).

Principais atrativos

O Mapa aponta Petrópolis como um destino turístico multifacetado. O clima ameno, a paisagem exuberante da Mata Atlântica e sua importância histórica nos períodos da Estrada Real, Império e República deixaram legados histórico-culturais, arquitetônicos e socioeconômicos importantes, destacando-se a presença da Família Imperial no século XIX, além dos imigrantes portugueses, germânicos e italianos, descreve.

Entre os atrativos histórico-culturais, são colocados como imperdíveis o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal, Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio Quitandinha e o beer tour na Cervejaria Bohemia. São 17 edificações tombadas com fluxo e interesse turístico no município.

Só no primeiro semestre de 2023, o Museu Imperial recebeu 133 mil visitantes, segundo o Observatório do Turismo, ligado ao Turispetro. O Centro de Exposição Cervejeiro Bohemia registrou quase 24 mil visitas, com o Museu Casa de Santos Dumont recepcionando 10,5 mil pessoas. O Museu Casa do Colono também se destaca, com o fluxo de sete mil indivíduos.

O documento elaborado pelo Ministério do Turismo ainda destaca, no âmbito do turismo natural, o Parque Cremerie, o Parque Natural Municipal Padre Quinha e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No somatório do fluxo turístico dos três atrativos, foram quase 80 mil visitantes registrados entre janeiro e junho do ano passado, destaca o Observatório do Turismo.

O Mapa ainda lembra que os turistas têm diversas opções de comércio, como a Rua Teresa, Centro Histórico, Itaipava e Bingen, e um amplo calendário de eventos, com destaque para Bauernfest, Bunka-Sai, Serra Serata e Natal Imperial.

Investimentos em programas

A respeito dos programas promovidos pelo município, o relatório destaca a sanção do Plano Diretor de Turismo 2023-2030, instrumento que norteia as ações do Turismo neste e nos próximos seis anos, elaborado por técnicos da Fapur, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ, com a colaboração do poder público e a sociedade civil de Petrópolis.

Desde o ano passado, como parte deste planejamento, a Cidade Imperial integra o turismo 4.0, por meio do Sistema Smart Tour. Foram instaladas placas de QRcode em 40 atrativos turísticos do município, que dá acesso às informações do atrativo pelos smartphones dos turistas, via bluetooth e geolocalização. O visitante que baixar o aplicativo passa a receber informações sobre os pontos turísticos mais próximos e é estimulado a visitar outros atrativos.

Outra ação que contribuiu foi a participação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que promoveu seis edições das oficinas Qualifica Turismo do Programa de Sensibilização Turística, voltadas para setores ligados direta e indiretamente ao Turismo. Além da realização da 1ª Conferência Municipal de Turismo.

O Turispetro também disponibiliza o Disque Turismo, canal que fornece informações aos visitantes que entram em contato sobre os atrativos, roteiros e endereços hoteleiros e gastronômicos da cidade. Segundo o Observatório do Turismo, foram 2.369 atendimentos no primeiro semestre de 2023. A maior parte foi feita pelo WhatsApp (1.477), o que garante mais conforto ao turista.

Edição anterior (3454):
segunda-feira, 22 de abril de 2024


Capa 3454

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral