Temperaturas podem chegar a 30°C nos últimos dias de 2025, prevê Climatempo
Larissa Martins
O calor intenso registrado ultimamente levou o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a indicar o risco de seca moderada a alta em algumas regiões de Petrópolis. O alerta, através do painel de monitoramento, prevê que pouca ou nenhuma chuva caia em pontos específicos da cidade.
O Vila Felipe, Alto da Serra, Castelânea, Quitandinha, Valparaíso, Centro e Alto da Serra, estão classificados com risco moderado. Já Itaipava, parte do Bingen e parte do Retiro estão classificados com risco alto de seca. Quanto mais alto o nível, menos chuva deve cair.
A previsão se baseia em um índice que considera a chuva, a umidade do solo, e a saúde da vegetação. Quando esses três elementos estão muito baixos, o índice resulta em intensidades da seca maiores.
“A seca e altas temperaturas podem afetar o abastecimento de água na medida em que ocorre mais perda de água por evaporação e menos reposição de água pela falta da chuva”, alerta o pesquisador Marcelo Zeri, do Cemaden.
Apesar disso, a cidade não enfrenta risco de desabastecimento de água. Segundo a Águas do Imperador, o sistema opera dentro da normalidade, com reservatórios em níveis adequados.
“No entanto, em razão das altas temperaturas registradas na região, há aumento no consumo, o que pode ocasionar um tempo maior para a recuperação do abastecimento nas áreas mais elevadas. Reforçamos a importância do uso consciente da água”, alertou a concessionária.
A previsão do Climatempo indica que as temperaturas podem chegar a 30°C nos últimos dias de 2025, em Petrópolis. Ainda assim, o calor deve vir acompanhado de chuva na tarde e noite de quarta e quinta-feira.
Durante o período de calor extremo, a Agência Nacional de Águas orienta a adoção de algumas medidas de preservação dos recursos hídricos. Deve-se concertar vazamentos nas caixas d’água, reaproveitar a água sempre que possível (na lavagem de roupa, por exemplo) e tomar banhos rápidos de até seis minutos.
Mais dicas estão disponíveis no endereço: https://www.gov.br/ana/pt-br/todos-os-documentos-do-portal/documentos-cosus/arquivos/diversasdicasambientaisparaevitarodesperdicio.pdf .
Veja também: