Ação é anual e garante ao gestor o desenvolvimento de políticas públicas para o setor
Larissa Martins especial para o Diário
O Ministério do Turismo divulgou que 1.013 cidades precisam renovar o cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro, entre os meses de março e abril. Entre elas está Petrópolis, que é classificada como categoria A, ou seja, um dos municípios com elevada quantidade de estabelecimentos de hospedagem.
Os cadastros não renovados após o prazo estipulado serão automaticamente excluídos do programa. Por isso, os gestores devem ficar atentos aos prazos, uma vez que o recadastramento é obrigatório. Desde o ano passado, a plataforma está disponível para a renovação e até mesmo para o cadastro de novas cidades.
Para auxiliar os municípios, regiões e estados, o Ministério do Turismo está emitindo notificações via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro SISMAPA 2.0, com 60 dias de antecedência à data de vencimento dos registros.
Participação
A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, contanto que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Além disso, os estados e o DF podem estabelecer exigências adicionais, que devem ser igualmente respeitadas.
Posteriormente ao preenchimento das informações, municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo. A Pasta tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, o cadastramento terá validade por 01 ano.
No site www.mapa.turismo.gov.br os gestores têm acesso, podem acompanhar os resultados e gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo SISMAPA.
Mapa do turismo
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster.
Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.
Veja também: