Mobilização levou serviços de prevenção e cuidado com a saúde cardiovascular para diferentes regiões da cidade
Petrópolis promoveu neste sábado (27/09) o Dia D do Setembro Vermelho, com atividades voltadas à prevenção e ao acompanhamento da saúde cardiovascular. Ao todo, 31 unidades de saúde ofereceram serviços ao longo do dia, como aferição de pressão arterial e glicemia, consultas médicas e odontológicas, palestras educativas, atualização do cartão de vacinas e orientações sobre práticas corporais.
Também foram realizados atendimentos psicológicos, avaliações nutricionais, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e rodas de conversa. A programação contou ainda com caminhada no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, organizada em parceria com a equipe da Estratégia de Saúde da Família da Lajinha.
“O Setembro Vermelho lembra a necessidade de atenção contínua ao coração. As doenças cardiovasculares permanecem como a principal causa de morte no mundo, mas podem ser prevenidas com acompanhamento médico e escolhas conscientes no cotidiano”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
“O Dia D permitiu que os moradores se aproximassem da rede de saúde, com atendimentos e informações que contribuem para evitar problemas futuros”, destacou o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
A adesão da população marcou as ações do dia. Entre os participantes esteve Hilton Pereira, que acompanhou as atividades e levou orientações para casa.
"Considero importante aproveitar essas oportunidades para cuidar da própria saúde e manter os exames em dia”, concluiu.
Veja também: