Competição Estadual reuniu jovens de 15 cidades e movimentou o esporte e o turismo
Com quadras cheias, Petrópolis sediou neste fim de semana a etapa final da 4ª Copa Gigantes da Rede, que se encerrou neste domingo (19/10). O evento reuniu mais de 800 atletas de 48 equipes, representando 15 cidades do Estado.
As partidas foram realizadas na Escola Municipal Fábrica do Saber, em Cascatinha, e no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Caxambu, com jogos nas categorias infantil (14 a 16 anos) e infanto (16 a 18 anos), tanto no masculino quanto no feminino.
“O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, educação e transformação. Receber jovens de tantas cidades aqui em Petrópolis é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo ao investir em políticas públicas que valorizam o esporte e o talento de nossa juventude”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Desde o início das competições, o público acompanhou as partidas marcadas pelo espírito esportivo e pela troca de experiências entre atletas de diferentes regiões. “Esses torneios reforçam o papel da escola como espaço de convivência e aprendizado, onde o esporte ajuda a desenvolver valores como respeito, trabalho em equipe e superação”, afirmou o secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, Leandro Kronemberger.
Em 2025, a Copa já passou por Vassouras, Volta Redonda e Paraty, chegando agora a Petrópolis para encerrar o circuito anual. "Estar em Petrópolis com a Copa Gigantes da Rede é muito significativo para nós. O projeto promove um verdadeiro intercâmbio esportivo e fortalece a modalidade de voleibol no estado. A parceria com Estado e municípios tem sido essencial para potencializar o esporte no interior do Rio de Janeiro. Petrópolis, além de sua vocação turística, tem grande tradição esportiva, e o evento reforça essa união entre esporte e turismo, que movimenta a economia e valoriza os jovens atletas”, destacou Eduardo Fernandes, presidente do Estúdio Atlético Real e organizador da Copa Gigantes da Rede.
Representando a equipe Vôlei Petrópolis, a técnica Márcia Verônica Ferreira ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do esporte na cidade. “Trazer uma edição da Copa para Petrópolis é motivo de grande satisfação. Além de valorizar nossos atletas, o evento movimenta o turismo e o comércio local, mostrando que o esporte também gera desenvolvimento”, afirmou.
A Copa Gigantes da Rede é uma realização dl Instituto Atlético Real, com apoio da Prefeitura e viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Sesc e de patrocinadores.
Veja também: