Resultado é o melhor desde 2020, apontando para uma retomada da economia
Petrópolis registrou 573 vagas de emprego a mais no primeiro trimestre deste ano. O resultado é o melhor para o período desde o início da pandemia (com exceção de 2022, devido às contratações emergenciais relativas à tragédia da chuva). O Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ainda mostra que cerca de metade dos empregos formais foram criados em março (269), o maior para o mês desde 2020. Os dados do município seguem a tendência observada no país, apontando para uma retomada da economia. O balanço foi divulgado nessa terça-feira (30/4).
Consultando o primeiro trimestre dos últimos anos, o Caged ilustra que em 2023, o saldo da cidade foi negativo, de menos 13 vagas; em 2022, foi positivo, com 1.106 contratados (desses, cerca de mil foram absorvidos só em fevereiro para atuar nos serviços de limpeza e conservação de áreas públicas). Enquanto que em 2021, com as medidas de suspensão de contratos de trabalho e redução de jornadas com compensação salarial adotadas, a geração foi de 355 postos de emprego.
Já em março de 2020, 1.056 empregos foram extintos no município com o decreto da pandemia e as restrições sanitárias.
Para o economista e professor renomado do IBMEC, Gilberto Braga, a flexibilização das medidas de segurança sanitárias permitiu com que o mercado voltasse a aquecer.
Houve uma melhora qualitativa da economia, desde meados do ano passado, fechando o ciclo de precarização do emprego, que vinha desde a pandemia da covid-19. No primeiro momento pós crise sanitária, a geração de empregos se voltava para a reposição dos postos que haviam sido perdidos neste meio tempo, com a queda de rendimento e o aumento da informalidade, explica.
Diz ainda que apesar das adversidades que perduram, a expectativa é positiva.
Apesar das incertezas com as finanças internacionais, devido aos efeitos da guerra de Israel contra o Hamas; da Rússia contra a Ucrânia; e, no front interno, do risco do fim da âncora fiscal, há um relativo otimismo de que a situação econômica geral do Brasil está melhorando, acredita.
Atualmente, Petrópolis tem 68.871 trabalhadores com carteira assinada.
Setores
Dos cinco grandes setores, o de serviços e o de indústria foram os principais responsáveis por puxar o resultado da cidade para cima neste trimestre. Respectivamente, foram 452 e 268 oportunidades de emprego criadas por esses segmentos. A agropecuária também apresentou geração positiva de novos empregos; porém, de forma menos expressiva, com nove oportunidades.
Comércio apresenta déficit até o momento, com a extinção de 149 postos. Construção civil segue uma tendência similar, no entanto, de forma menos expressiva: foram sete empregos extintos, segundo o Caged.
O mercado petropolitano absorveu mais homens do que mulheres (325 contra 248) neste primeiro trimestre. Os mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, foram os que tiveram mais oportunidades de emprego (350).
Os petropolitanos com ensino médio completo foram os mais contemplados no município este ano (282). Aqueles com superior completo também encontraram mais espaço para trabalho na cidade, com 172 oportunidades.
Secretaria do Trabalho
No fim do ano passado, foi aprovada na Câmara Municipal a criação da Secretaria de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda de Petrópolis. A lei que dispõe a implantação da nova pasta, prevê como finalidade coordenar e articular uma série de atividades ligadas ao reconhecimento, capacitação, qualificação produtiva, investimento financeiro, fomento e monitoramento de atividades promissoras e inovadoras voltadas a diversas áreas da economia.
Dia do Trabalhador
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura estará promovendo atividades neste 1º de maio. A principal delas é a tradicional Corrida do Trabalhador. Serão mil inscritos participando do circuito, com largada às 8h. O trajeto terá 5 km de extensão, percorrendo todo o Centro Histórico da cidade. O município irá cobrir despesas médicas-hospitalares e odontológicas caso algum atleta se machuque na corrida.
Ainda, uma programação com atividades gratuitas será realizada na Praça da Liberdade durante o dia. Serão oferecidas modalidades esportivas, além de oficinas de artesanato e pintura para crianças. Também acontecem os torneios de Xadrez e Sueca as inscrições se encerraram nessa terça-feira (30/4). Porém, será possível acompanhar as disputas. A programação terá início às 9h e vai até às 13h.
Programação:
9h - Tênis de mesa
9h30 - Dança de Salão
10h - Zumba; Torneio de Xadrez; Torneio de Sueca
10h - Oficinas abertas de: Artesanato, Tênis de mesa, Super Cérebro (oficina de memória) pintura para crianças e contação de histórias
10h - Atendimentos: aferição de pressão arterial, aferição de glicose, e orientações em saúde e bem-estar
11h Capoeira
Veja também: