Em todo o país, a ausência foi de 29,26% do eleitorado, segundo o TSE
Larissa Martins
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Petrópolis registou abstenção de 35,69% no segundo turno das eleições municipais. No último domingo (27), Hingo Hammes (Progressistas) se elegeu com 108.306 votos (74,74%) e Yuri Moura (PSOL) obteve 36.611 (25,26%). Na cidade há 245.177 eleitores. A totalização dos votos das 801 seções ocorreu às 18h58. Não foram registradas detenções e apenas uma urna foi substituída.
Durante coletiva de imprensa realizada no auditório do Palácio da Democracia, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou a tranquilidade do pleito e elogiou a atuação das forças de segurança.
“O segundo turno transcorreu com o mesmo sucesso do primeiro. Tranquilidade absoluta, com todos os eleitores exercendo o sagrado direito do voto, sem qualquer intercorrência significativa”, destacou o magistrado, que exaltou ainda o empenho das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, além das Guardas Municipais.
Primeiro turno
A abstenção registrada durante a votação no primeiro turno, no dia 06/10, foi a segunda maior para o primeiro turno de uma eleição municipal em Petrópolis. No total, 71.088 pessoas deixaram de comparecer às seções, o que significa que 28,99% do eleitorado da cidade não votou. O primeiro turno teve 6.616 votos em branco e 9.891 votos nulos.
Balanço nacional
Ao apresentar o balanço do 2º turno das Eleições Municipais de 2024, na noite de domingo (27), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, mencionou alguns números da eleição que comprovam o clima de tranquilidade. A presidente do TSE informou que, segundo a Polícia Federal, ao longo do dia, foram registrados apenas oito inquéritos e 23 ocorrências. Relatou também que apenas 202 denúncias de boca de urna foram recebidas, além de 339 denúncias de propaganda eleitoral irregular via aplicativo Pardal. Ainda de acordo com ela, 97.392 urnas eletrônicas estiveram em operação, além dos equipamentos de contingência.
Sobre as notícias falsas envolvendo as eleições brasileiras, a ministra Cármen Lúcia registrou que, de junho até este domingo (27), foram recebidas 5.234 notificações no Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Já por meio do SOS Voto disque-denúncia do TSE criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais , foram recebidas 3.463 ocorrências de desinformações que estariam sendo propagadas na internet.
A Justiça Eleitoral registrou, em todo o país, a ausência de 29,26% do eleitorado. O percentual equivale a 9,9 milhões de eleitores que não compareceram às urnas.
Veja também: