Darques Júnior Especial para o Diário
Segundo dados do Relatório de Programas e Ações, divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), de janeiro de 2025 para agosto deste mesmo ano, os números de pessoas em situação de rua em Petrópolis vêm aumentado, passando de 276 em janeiro, para 319 em agosto.
De acordo com a Prefeitura, existem diversas ações de apoio como o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) é o Núcleo de Integração Social (NIS), além das parcerias com políticas públicas do município. A abordagem é realizada por demandas espontâneas ou por encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e unidades de saúde. O Centro POP, por sua vez, apresenta escuta qualificada, bem como a construção de um plano individual para superar a situação de rua, além de oferecer serviços essenciais como alimentação, banhos, emissão de documentos, atendimentos de saúde, entre outros.
De janeiro a agosto de 2025, o Centro POP registrou 1.639 atendimentos a pessoas em situação de rua, sendo a maior demanda registrada entre o fim de maio e agosto, com 832 atendimentos para 118 indivíduos diferentes. Em nota, a Prefeitura explicou que “isso se dá pelas baixas temperaturas e pela intensificação das abordagens sociais neste período”. A Campanha do Agasalho, realizada pela prefeitura, também registra que foram arrecadados 1.559 itens, entre roupas de frio, cobertores e calçados. “O NIS registrou, neste inverno, com os espaços remanejados e as tendas adicionais, garantiu mais 33 novas vagas para pernoite. Com operações durante todo o ano, nos períodos de inverno, ampliam sua capacidade emergencial”.
O Núcleo de Integração Social fica localizado na Rua Coronel Albino Siqueira, no Alto da Serra, para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (24) 2233-8100 com atendimento das 9h às 17h. Já o Centro POP, se encontra na Rua Alberto Torres, número 148, no centro de Petrópolis, com atendimento das 8h às 17h. Para mais informações, ligue para (24) 2242-4554.
Veja também: