Município fica na 13ª posição com mais infrações do estado
Emanuelle Loli - estagiária
De janeiro a julho de 2025, Petrópolis registrou 54.212 infrações de trânsito, uma redução de 6,85% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 58.198 ocorrências. Em todo o Estado, o número chega a mais de 3 milhões de infrações, colocando Petrópolis na 13ª posição no ranking dos municípios com mais registros. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ).
No primeiro semestre deste ano, entre as cinco infrações mais comuns no município, quase metade do total corresponde a motoristas que transitaram em velocidade superior à máxima permitida em até 20% (25.333 registros). Em seguida, aparecem as multas por estacionar em desacordo com a regulamentação (10.968), estacionar em locais ou horários proibidos pela sinalização (2.019), transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% (2.004) e estacionar sobre o passeio (1.789).
Punições das principais infrações
Das punições aplicadas aos motoristas que descumpriram a lei, transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% é classificado como infração média, punida com multa. Já estacionar em desacordo com a regulamentação é considerado infração grave, sujeita a multa e à remoção do veículo. Estacionar em locais ou horários proibidos pela sinalização configura infração média, com aplicação de multa e medida administrativa de remoção. Além disso, estacionar sobre o passeio é infração grave, também passível de multa e remoção do automóvel.
Estado
Em todo o Estado, de janeiro a junho deste ano, foram registradas 3.431.521 infrações. Petrópolis ocupa a 13ª posição no ranking.
Veja abaixo as cidades com mais número de infrações do Rio de Janeiro
Veja também: