Dados constam do Boletim do Departamento de Vigilância Sanitária do município, divulgado no início deste mês
Rômulo Barroso - especial para o Diário
Petrópolis registrou 705 acidentes de trabalho envolvendo material biológico entre 2018 e agosto do ano passado. Os dados constam do Boletim Epidemiológico / Perfil Ambiental do Município, elaborado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e que foi divulgado no início do mês pela Secretaria de Saúde.
De acordo com o documento, "Os acidentes biológicos são caracterizados como lesões corporais envolvendo contato direto com sangue e fluídos orgânicos no ambiente do trabalho, podendo ocorrer por inoculação percutânea, por intermédio de agulhas ou objetos cortantes, pelo contato direto com pele ou mucosa não íntegras".
Esses acidentes acontecem, sobretudo, com profissionais da área da saúde. A ocupação com maior quantidade de casos é a de técnico de enfermagem, que sofreu 259 acidentes nos quase seis anos do levantamento feito pela Devisa. O boletim lista ainda mais 10 profissões ligadas direta ou indiretamente à saúde: médico clínico (88 acidentes), enfermeiro (49), faxineiro (48), cirurgião dentista / clínico geral (40), coletor de lixo (24), médico cirurgião geral (21), técnico em patologia clínica (18), médico ortopedista e traumatologista (15), auxiliar em saúde bucal de Saúde da Família (seis) e farmacêutico (três).
"Destacamos os profissionais de saúde e os agentes envolvidos com os descartes de materiais utilizados em atendimentos de serviços de saúde. [...] A falta de experiência, sobrecarga de trabalho e estrutura inadequada para a resolução das atividades laborais, parecem ser as principais causas deste tipo de acidente", aponta o documento.
2023: um acidente a cada dois dias e meio
Os dados do Boletim referentes ao ano de 2023 vão até agosto e apontam 93 ocorrências. Isso significa que Petrópolis teve um acidente de trabalho com material biológico a cada 62 horas (ou seja, cerca de dois dias e meio). Considerando apenas os oito primeiros meses de cada ano desde 2018, é o segundo mais alto, atrás apenas de 2019 (122 no mesmo período).
Olhando para o ano todo, o boletim aponta que houve: 107 acidentes deste tipo em 2018, 178 em 2019, 88 em 2020, 115 em 2021 e 124 em 2022.
Circunstâncias das ocorrências
O maior número de ocorrência de acidente de trabalho com material biológico nesse período ocorreu em procedimentos cirúrgicos (86 casos) e por descarte inadequado de lixo (69). O boletim traz ainda outras 15 circunstâncias em que esse acidente aconteceram. As mulheres são as maiores vítimas (497, contra 208 de homens).
"O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é uma fonte de dados importantíssima para referência em propostas e políticas de prevenção em saúde do trabalhador, porém, sua existência ainda não é amplamente conhecida por todos os envolvidos no processo que abrange os agravos advindos do trabalho. Capacitações já vem sendo realizadas pela equipe do CEREST [Centro de Referência em Saúde do Trabalhador] em todos os seguimentos da Rede de Atenção a Saúde no intuito de orientar sobre o preenchimento correto das notificações", destaca a Devisa.
Veja também: