Quatro dos cinco setores ficaram positivos no mês de fevereiro
Emanuelle Loli - estagiária
Petrópolis gerou 455 empregos em fevereiro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (28/03). É o melhor saldo mensal desde novembro de 2023 quando foram gerados 588 novas vagas.
O resultado de fevereiro foi alcançado a partir de 2.907 contratações e 2.452 demissões. São 70.042 trabalhadores atuando em Petrópolis com carteira assinada.
Nos últimos 12 meses, o saldo também é positivo: 1.410.
Setores
Mais uma vez, o setor de serviços impulsionou o mercado de trabalho formal na cidade, com 250 vagas criadas em fevereiro e acumulado de 138 nos últimos 6 meses.
Em Petrópolis, a indústria teve saldo de 182 vagas novas em fevereiro, o comércio terminou com 51 e agropecuária com 3. Dos cinco setores, apenas o da construção terminou com saldo negativo no mês passado, com menos 31 vagas de trabalho.
Em seis meses, o setor da agropecuária fechou o mês com saldo positivo, com 3 novas vagas de trabalho. Porém, no acumulado de 12 meses o saldo é negativo, com menos 7 postos de trabalho. Esse cenário é igual ao do estado todo, que em um ano também teve seu saldo negativo (-194).
Detalhes
Em fevereiro, a faixa etária com mais contratados na cidade foi de 18 a 24 anos (214). A maior parte da mão de obra que conseguiu emprego tinha ensino médio completo.
Rio de Janeiro e país
O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo de 431.995 empregos com carteira assinada. O salário médio de admissão foi de R$ 2.205,25.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os números de fevereiro são resultados da política de investimentos e reindustrialização do país adotada pelo governo federal.
“Nós estimulamos um monte de investimento e esse é o resultado”, disse Marinho durante coletiva para apresentar os números na sede do ministério em Brasília. No Rio, foram 31.974 empregos gerados no mês passado.
Veja também: