No domingo (06), 71.088 pessoas deixaram de ir votar, resultado que só não supera eleição no meio da pandemia
Rômulo Barroso - especial para o Diário
A abstenção registrada durante a votação no domingo (06/10) foi a segunda maior para o primeiro turno de uma eleição municipal em Petrópolis. No total, 71.088 pessoas deixaram de comparecer às seções, o que representa que 28,99% do eleitorado da cidade não votou.
Esse resultado só não supera o da eleição de 2020, realizada durante a pandemia de covid-19, que alterou a dinâmica do pleito. Quatro anos atrás, 71.799 eleitores não compareceram para votar no primeiro turno (29,90% de abstenção).
Tradicionalmente, o número de pessoas que deixam de ir votar aumenta entre o primeiro e o segundo turno. Os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram exatamente esse cenário: em 2008, a abstenção do primeiro turno foi de 15,29%, enquanto no segundo pulou para 18,67%; em 2012, os faltosos foram 18,50% na primeira rodada da eleição e passaram para 22,57%; em 2016, 23,74% e 27,09%, respectivamente. Já no último pleito, além do recorde na data inicial da disputa pela prefeitura, a segunda parte também teve elevação da abstenção para 35,65%.
Brancos e nulos
O primeiro turno desta eleição teve 6.616 votos em branco (3,80% dos votos totais), 9.891 votos nulos (5,68% dos votos totais). Em ambos os casos, é uma quantidade menor do que no primeiro turno das últimas quatro eleições. Isso é um indicativo de que o eleitor pode estar optando em nem mesmo comparecer, mesmo que para votar em branco ou nulo.
Justificativa
Vale lembrar que quem não compareceu às urnas precisa justificar a ausência. O prazo para isso é até cinco de dezembro (60 dias após o turno eleitoral). É possível apresentar a justificativa pelo aplicativo para smartphones e-Título, disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS, ou no "Autoatendimento eleitoral", disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/justifica-tn3/home . O site do TSE também disponibiliza o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição).
A multa pela ausência é de R$ 3,51 por turno. Caso o cidadão não regularize a situação eleitoral, ele pode ter o título cancelado após o terceiro turno faltado e ter outras dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.
Apenas oito urnas trocadas
Ao longo do domingo, a votação transcorreu sem grandes problemas em Petrópolis. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), apenas oito urnas apresentaram problemas na cidade e precisaram ser substituídas.
Veja também: