Pesquisa aponta que 78% vão comprar presentes, sendo roupas, acessórios e perfumes os preferidos dos consumidores
Larissa Martins especial para o Diário
O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o comércio brasileiro, sendo considerada a segunda mais importante de vendas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a data deva movimentar R$ 13,2 bilhões em 2024. O número representa aumento de 3,5% em relação ao ano passado. Comemorado no próximo domingo (12) este dia promete aquecer as lojas de Petrópolis. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL Petrópolis) tem a expectativa de um movimento acelerado entre esta quinta-feira (09) e sábado (11).
Mais procurados
Segundo a CDL, os itens que proporcionem cuidado, beleza e bem-estar estão entre os queridinhos de quem pretende presentear a figura materna. Os produtos mais procurados são as roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%). A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estima que 78% dos consumidores têm a intenção de realizar pelo menos uma compra.
Mãe de três
Juliana Oliveira é mãe de duas crianças, de 12 e 8 anos, e conta que este ano o Dia das Mães será ainda mais especial. A dona de casa está grávida do terceiro filho, uma menina, e afirma que este é um dos melhores presentes que poderia receber. Eu esse ano vou passar a data com mais um presente na barriga. Eu não faço questão de ganhar presentes, mas eu amo ganhar as cartinhas e desenhos que meus filhos fazem na escola todos os anos pra mim. Apesar disso, meu marido sempre compra um buquê de rosas para me homenagear. Acredito que nessa época as flores devem ficar ainda mais caras pelo fato da demanda ser muito grande. O meu presente maior são os meus filhos, mas se vier acompanhado de presente é sempre bom. As mães amam e se sentem especiais, afirma Juliana.
Mãe de primeira viagem
Já Eduarda Chaves será mamãe de primeira viagem e revela com emoção que a expectativa está alta tanto para ganhar presente, quanto para ver o rosto da pequena Helena. O nascimento está previsto para ainda este mês e o mais tardar início de junho. Esse será o meu primeiro ano comemorando o dia das mães. Admito que a expectativa para ganhar um presente está alta. O meu marido prometeu que me fará uma surpresa especial. Eu costumo comprar uma lembrancinha para a minha mãe e costumo pegar boas promoções nas lojas quando compro adiantado, conta a auxiliar de necropsia.
Lojas físicas
Para muitos, comprar os produtos presencialmente é mais vantajoso pela variedade de produtos oferecidos, e pela possibilidade de vê-los pessoalmente antes de decidir levar para casa. A CDL revela que as lojas físicas continuam sendo o principal local de procura dos consumidores, representando 74% das preferências. Deste total, 29% das compras físicas ocorrem em shoppings, seguidos por shopping populares (16%), lojas de departamento (15%) e estabelecimentos de rua (14%).
Temos a importância vital das lojas físicas como elementos-chave da experiência de compra. As vitrines bem cuidadas e a variedade de produtos oferecem aos consumidores uma experiência única e tangível. O bom atendimento e a qualidade dos produtos influenciam diretamente nas compras. E é essa nossa orientação aos lojistas: equipes focadas em atender às demandas dos consumidores e oferta de artigos que acompanhem os desejos do mercado, aponta o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Desde a última semana, o Procon-Petrópolis vem fiscalizando o comércio para verificar se as lojas estão mantendo os preços visíveis, assim como os demais avisos direcionados aos consumidores, - atendendo ao princípio da informação, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Lojas virtuais
No entanto, 37% dos consumidores pretendem realizar pelo menos uma compra pela internet. No ranking dos ambientes virtuais favoritos estão: sites de varejistas internacionais (50%), seguidos por lojas de cosméticos e perfumes (46%) e varejistas nacionais (43%). Boa parte dos pagamentos será feita à vista (67%), seguida por PIX (41%); cartão de débito (21%) e pagamento parcelado(48%).
Gastronomia
Mas as opções não se limitam a roupas, perfumes e sapatos. Os restaurantes, hotéis e shoppings também são impulsionados neste dia tão especial. Na Majórica, tradicional casa no Centro Histórico, o público se antecipou e reservou com antecedência. Temos poucas mesas, que vão se esgotar rapidamente. A casa, além dos pratos tradicionais, inova em menus especiais desde 1961. Ramon Guimarães, do Camarão em Penca, idealizou um cardápio diferenciado: além dos pratos tradicionais da casa e muito pedidos, temos um especial, que é um salmão grelhado com molho de frutas vermelhas acompanhado de purê de batatas, conta a proprietária Ângela Brum.
Também tem a expectativa de esgotar reservas em poucas horas o Casarão Odin, um templo da cerveja que une gastronomia e musica. Já temos reservas e vai ser lotação esgotada em pouco tempo, avisa Felipe Rabah, que comanda a casa.
Promoção
A ARTE - Associação da Rua Teresa - que preparou um sorteio especial, de R$ 2.500 em compras. Os detalhes estão no post de divulgação no Instagram oficial da Rua (@ruateresaoficial). Quem quiser participar deve conferir as regras na publicação. O sorteio será realizado na noite de sexta-feira (10/05).
Veja também: