Em agosto, cidade abriu 274 vagas de carteira assinada, de acordo com o Caged
Rômulo Barroso - especial para o Diário
Petrópolis abriu 274 vagas de trabalho formal (carteira assinada) em agosto, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na última sexta-feira (27/09). É o sétimo mês consecutivo com resultado positivo de geração de empregos na cidade.
No mês passado, foram 2.695 admissões e 2.421 demissões. São 69.837 trabalhadores atuando em Petrópolis com carteira assinada.
No ano, de janeiro a agosto, foram 1.539 vagas criadas. Em 12 meses (setembro de 2023 a agosto de 2024), são 2.199 postos de trabalho abertos.
Comércio começa a se recuperar
O comércio foi o segundo setor econômico com mais postos de trabalho gerados no mês passado, com 70. Essa é uma boa notícia já que o setor teve uma trajetória ruim até julho.
Os números ainda são negativos no acumulado do ano (-43), mas agosto foi o melhor resultado mensal em 2024, o que pode indicar um início antecipado das contratações de fim de ano.
Tradicionalmente, os últimos meses do ano são aqueles com mais abertura de vagas no setor. E as últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) indicam que esse cenário deve se repetir: a expectativa dos empresários e a confiança dos consumidores com o futuro cresceram nas sondagens de agosto e setembro, respectivamente.
Construção civil lidera o mês, serviços continua na frente no ano
O setor que mais abriu vagas em agosto foi a construção civil, com saldo de 89. No ano, são 170 empregos criados.
Depois do comércio, o setor com melhor saldo no mês passado foi a indústria, com 65. Em oito meses, são 507.
Já o setor de serviços teve resultado positivo, mas abaixo do registrado nos últimos três meses, com saldo de 46. Em compensação, é o setor com mais vagas criadas no ano todo: 890.
Agricultura também tem números positivos em agosto (quatro) e no ano (15).
Rio de Janeiro e país
O Rio de Janeiro foi o segundo estado com mais vagas criadas em agosto, com 18.600. No ano, são quase 120 mil postos de trabalho abertos.
No país, são 232,5 mil no mês passado e mais de 1,7 milhão de novos empregos no acumulado do ano.
O ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena, destacou que os cinco setores econômicos e todos os estados têm números positivos.
"Acreditamos que os próximos meses nós continuaremos também nessa curva crescente e que sai a gente fecha o ano mesmo com a sazonalidade de dezembro chegando bem próximo ou se não batendo a marca de 2 milhões de novos trabalhadores formalizados", afirmou.
Veja também: