Edição anterior (2400):
domingo, 06 de junho de 2021
Ed. 2400:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2400): domingo, 06 de junho de 2021

Ed.2400:

Compartilhe:

Voltar:


  Ambiente

Petrópolis terá programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Petrópolis celebrou neste sábado (05/06) o Dia Mundial do Meio Ambiente, e anunciou uma semana de programação voltada para a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental, através de projetos educacionais. O tema será lembrado até o próximo dia 13 de junho, com uma programação híbrida, com palestras pela internet e passeios em parques.

"É uma data importante e deve ser lembrada, principalmente porque a preocupação com o meio ambiente e a ecologia interfere diretamente na qualidade de vida da população. Além disso, Petrópolis é uma cidade com forte vocação para o turismo ambiental", lembrou o prefeito interino Hingo Hammes.

Este ano, uma das novidades anunciadas pela Secretaria de Meio Ambiente é o levantamento de informações sobre os locais protegidos que recebem visitação pública. Neste sábado, o Parque Natural de Petrópolis – um dos 17 locais protegidos por lei no município - recolheu opiniões sobre como melhorar a gestão do espaço. Ao entrar no local, o visitante direcionada seu celular num QR Code e responde a perguntas antes de realizar o passeio. De posse destes dados, vem sendo estruturado um planejamento para melhorar a administração do Parque.

“A pesquisa servirá para melhorar os aspectos da gestão do Parque Natural, realizar as mudanças que os frequentadores querem. Desde que começamos o levantamento, tivemos 1.700 participantes”, explicou Edmardo Campbell, secretário de Meio Ambiente.

Como parte dos festejos do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi anunciado o Programa Municipal de Educação Ambiental - o Promea - cuja coordenação e execução reunirá diferentes secretarias do Governo Municipal. "Ele consiste no desenvolvimento de trabalhos em parceria para atuarem em escolas, comunidades e unidades de conservação com o objetivo de conscientizar o público de todas as faixas etárias sobre a importância de preservar o meio ambiente e de uma vida sustentável", explica Anderson Maverick, assessor de parques e educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Profissionais como professores, biólogos e engenheiros estarão envolvidos em todo o processo de implementação do programa.

Público elogia a unidade de conservação

O sábado foi bem diferente para o gestor de meio ambiente Victor Leite e a contabilista Roberta Gomes, que são do Rio e visitaram o parque pela primeira vez, participando também da pesquisa. O passeio na unidade de conservação mais próximo do Centro Histórico agradou muito a ambos, que destacaram as condições do local e as trilhas bem demarcadas.

“A sinalização e as trilhas são bem claras. Gostamos muito de tudo aqui, da conservação e da diversidade natural do local. Pude até ver um pássaro que não conhecia e pretendo estudá-lo para conhecer mais sobre a vida abrigada aqui”, ressaltou Victor Leite, que é coordenador de meio ambiente do Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio.

Para os interessados, a partir desta segunda até o próximo domingo (13/06), haverá uma semana de vídeo-palestras através do aplicativo Meet, sempre às 15 horas, com especialistas em diversos temas dentro da área ambiental. Você pode participar pelo App Zoom, de cada dia.

Veja a seguir a programação completa:

Dia: Segunda-feira - 7/Jun/2021
Artur Justen
Biólogo / GECORA SMA
Tema: Resíduos Sólidos
Horário: 15h
Plataforma: Zoom
Link: Entrar na reunião Zoom
https://us04web.zoom.us/j/74110281913?pwd=Yk9FaWcxcHBKY2NCdVgwNE96cVpmZz09
ID da reunião: 741 1028 1913
Senha de acesso: T9Nz8v

Dia: Terça-feira - 8 /Jun/ 2021
Anderson Campos
Historiador
Guia Nacional de Turismo
Coord. Educação Ambiental SMA Petrópolis
Tema: ProMEA Petrópolis - Programa Municipal de Educação Ambiental
Horário: 15h
Plataforma: Zoom
Link: Entrar na reunião Zoom
https://us04web.zoom.us/j/778…



Edição anterior (2400):
domingo, 06 de junho de 2021
Ed. 2400:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2400): domingo, 06 de junho de 2021

Ed.2400:

Compartilhe:

Voltar: