Edição anterior (2524):
quarta-feira, 06 de outubro de 2021
Ed. 2524:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2524): quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Ed.2524:

Compartilhe:

Voltar:


  Previsão do Tempo

Petrópolis terá semana de chuva e Defesa Civil opera em estágio de "atenção"

No domingo (03/10), a Defesa Civil registrou cinco ocorrências entre queda de árvores, alagamento e avaliação de imóvel

 

Foto: Pixabay

Rômulo Barroso - especial para o Diário de Petrópolis

Depois da chuva registrada no fim de semana, vem mais por aí. Segundo o Climatempo, há previsão de chuva todos os dias até sábado (09/10), com temperaturas que não devem passar de 26 ºC no período. Por isso, a Defesa Civil mantém o estágio de "atenção" e reforço no plantão. A chuva de domingo, entre 18h30 e 22h, causou cinco ocorrências, de acordo com a Defesa Civil.

Houve registro de quedas de árvores na Mosela, em Pedro do Rio e no Vale do Cuiabá. No primeiro caso, um imóvel foi atingido e oito pessoas ficaram desalojadas.

Além disso, houve acionamento para avaliação de risco estrutural de um imóvel causado por infiltração no Independência.

Pelo acompanhamento feito pelo Centro de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP), foi observado que o Rio Quitandinha transbordou e alagou a Rua Cel. Veiga, que precisou ser interditada pela Guarda Civil - ainda assim, um ônibus ficou chegou a ficar preso momentaneamente no local.

A Defesa Civil informou que quatro equipes (oito agentes no total) atuaram nesses ocorrências e também houve rondas para identificação de possíveis danos no Centro, Moinho Preto, João Xavier, Caxambu e Alto da Serra.

Também houve acionamento de sirenes de forma preventiva para alertar moradores de comunidades sobre a chuva.

Durante a madrugada, houve registro de 72,25 mm de chuva em Itaipava. Até 06h desta segunda, os locais com maior volume de chuva registrado na cidade foi em Capim Roxo (Pedro do Rio), onde uma estação de medição do Inea marcou 69,75 mm em 24 horas. Na Posse, foram 69,25 mm; no LNCC (Quitandinha), foram 65,5 mm; e no Independência, até 06h30, o Cemaden-RJ registrou 63 mm.

Uma das imagens que chamaram atenção foi em Nogueira, que ficou cheia de lama próximo ao Sesc por causa do entupimento da rede de esgoto, como contou um morador. Na manhã desta segunda, uma retroescavadeira foi usada para fazer a raspagem da lama e um caminhão-pipa fez a lavagem da pista.

Também na manhã desta segunda, a Defesa Civil alertou para a previsão de nova chuva com intensidade moderada a forte para o fim da tarde, acompanhada de ventania, causada pela aproximação e passagem de uma frente fria. Nesta terça (05/10), pelo Climatempo, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, com chuva a qualquer hora - mínima de 16 ºC e máxima de 23 ºC.

 



Edição anterior (2524):
quarta-feira, 06 de outubro de 2021
Ed. 2524:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2524): quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Ed.2524:

Compartilhe:

Voltar: