Simulado de chuva forte acontecerá no dia 10 de setembro
Larissa Martins
Até julho deste ano, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu 19 alertas para Petrópolis, sendo seis moderados e um muito alto para deslizamentos de terra, além de 11 moderados e um muito alto para enchentes/inundações.
Em 2024, a cidade liderou o ranking de ocorrências de desastres entre as cidades brasileiras. Foram 44 registros no município, superando Salvador (BA), que teve 33, e São Paulo (SP), com 27.
Para o Cemaden, os dados refletem características geográficas, climáticas e socioeconômicas que tornam as localidades propensas a desastres de origem geo-hidrológica.
Simulado
Pensando em preparar a cidade para situações como as enfrentadas anteriormente, em 2022 e 2024, um simulado de chuva forte será promovido no dia 10 de setembro em algumas regiões.
O treinamento contará com a emissão de mensagem do sistema Defesa Civil Alerta Cell Broadcast, toque de sirenes, abertura do ponto de apoio e simulação de atendimentos de emergências.
O treinamento simulará um cenário de aproximação de frente fria, com previsão de chuva forte para a região do Vila Felipe. E para o uso da tecnologia Cell Broadcast foi traçado um polígomo para que não haja pânico em toda a cidade.
Vistoria
Na última semana, Equipes da Defesa Civil, Samu, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros estiveram no Vila Felipe, para vistoriar as áreas que receberão as ações.
Vão participar do treinamento equipes da Defesa Civil de Petrópolis; das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; da Guarda Civil Municipal (GCM); da Coordenadoria de Bem-Estar-Animal (Cobea); do Serviço Móvel de Urgência (Samu); do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Nacional.
“É importante essa vistoria na região onde o simulado vai acontecer para que o Corpo de Bombeiros identifique o melhor local para fazer o treinamento de socorro, assim com o Samu. Também é importante para a Guarda identificar os locais que vão precisar ser fechados ao trânsito para garantir a segurança dos moradores. O simulado de chuva é uma preparação fundamental tanto para a comunidade, para que saiba agir em um momento de emergência, quanto para as equipes de socorro e de respostas saberem quais medidas devem ser adotadas”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme de Moraes. “Vamos também fazer reuniões com os Nudecs Vila Felipe e Campinho, para que os moradores fiquem preparados e mobilizados para o dia do simulado”, acrescentou o secretário.
Veja também: