Edição anterior (3879):
sexta-feira, 23 de maio de 2025


Capa 3879

Petrópolis vai inaugurar a primeira cohousing do Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Em breve terá início no Brejal, distrito de Posse, a construção da Cohousing Vila Puri. O projeto já foi aprovado pela Prefeitura, recebeu o Alvará de Construção e as obras devem iniciar agora em junho. Entre os projetos de cohousings em desenvolvimento no Brasil, talvez este nosso seja o mais próximo da inauguração, prevista para daqui a 15 meses.

Já ouviu falar em “cohousing”?

As cohousings são formadas por pessoas que decidem compartilhar um espaço para viver juntas, mas cada uma morando em sua própria casa. Por isto as cohousings são consideradas “comunidades intencionais”.

Diferente dos condomínios, na cohousing os moradores estão unidos pela convivência e amizade, são ao mesmo tempo usuários e responsáveis por administrar o espaço e da vida cotidiana, lideram todas as decisões e atividades necessárias.

Essa ideia de moradia colaborativa surgiu na Dinamarca nos anos de 1970 e se espalhou pelo mundo. Com o envelhecimento da população, as cohousings se tornaram uma alternativa de futuro muito atraente. A convivência comunitária dribla a solidão e a inatividade crescentes, destino da maioria que envelhece nos grandes centros urbanos, mesmo entre familiares. Em troca, as cohousings oferecem um projeto de vida ativa, solidária, segura, saudável e divertida, porque entre amigos!

A Vila Puri é uma cohousing em construção na belíssima paisagem rural do Brejal, a cerca de 40 km do centro de Itaipava, entre montanhas, Mata Atlântica preservada e extensas plantações de orgânicos. Terá 18 casas de tamanhos variados, instalações comuns para convivência, lazer e apoio, uma ampla piscina, jardins e horta, num terreno propício à abertura de várias trilhas, para níveis variados de atividade física.

Quem faz a Vila Puri?

Cerca de 15 mulheres vêm trabalhando, desde 2020, para definir e aprovar o projeto arquitetônico da Vila Puri, inspirado nos propósitos que unem a comunidade: promover o bem-estar de forma sustentável, realizar atividades colaborativas aproveitando as experiências e habilidades de cada membro, interagir com a comunidade local.

A Vila Puri por definição não é uma comunidade de mulheres e está interessada na diversidade. Mas entre nós, tudo que diz respeito a “cuidado” com a vida, com o corpo, com os mais frágeis sempre esteve a cargo delas. Ao se dedicarem a tornar realidade a Cohousing Vila Puri essas mulheres estão, talvez pela primeira vez na vida, cuidando principalmente de si mesmas!

Enquanto a Vila Puri não fica pronta, o grupo convive com o Brejal sempre que pode, hospeda-se na Pousada Melo, frequenta o Sítio Jequitibá Mirim, a Fazenda Vira-Mundo, as plantações de orgânicos vizinhas da Vila Puri. A circulação das senhoras de cabeça branca já chamou a atenção local e tem sido bem acolhida. Certa vez numa pizzaria, o encarregado do forno avisou, com bom humor, ao garçom: “Atenção, essas pizzas são pra mesa da gang das idosas do Brejal”. E não é que elas adotaram o apelido!

Os passeios pelo Brejal são estimulantes, ajudam a encarar o trabalho que existe pela frente, pois a população futura da Cohousing Vila Puri ainda não está completa existem ainda 8 casas disponíveis e as pessoas interessadas são muito bem-vindas!

Edição anterior (3879):
sexta-feira, 23 de maio de 2025


Capa 3879

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral