Maria Eduarda Castro, de apenas 16 anos, garantiu a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2024
Larissa Martins - especial para o Diário
No último domingo (21), Maria Eduarda Castro, de apenas 16 anos, se tornou vice-campeã ao participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2024. O evento realizado até o dia 28 de abril no município de Barueri, em São Paulo, estima atrair mais de oito mil competidores de todo o país e internacionais. A organização é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu.
Duda, que lutou sozinha pela equipe Checkmat Petrópolis, ganhou a medalha de prata, na categoria juvenil, em uma das maiores competições do Brasil. No entanto, mesmo sendo destaque no esporte, ela ainda não tem um patrocinador, o que tem dificultado a trajetória dela. A atleta só conseguiu ir para São Paulo através da ajuda de amigos e familiares, os quais arrecadaram dinheiro para custear a viagem. Uma curiosidade é que o quimono utilizado foi emprestado.
Para o pai dela, Rodrigo Castro, a filha é motivo de orgulho. Mesmo diante das dificuldades, Duda não cede. Pelo contrário, são os problemas que a incentivam a se dedicar mais. O sonho dela é viver do esporte, não é só um hobby. Ela pratica artes marciais desde os cinco anos e tem ganhado o espaço dela. No ano passado, ela foi campeã pan-americana e campeã mundial, em duas competições. Futuramente, ela pretende fazer faculdade de educação física e continuar se destacando no mundo esportivo. Em 2023, minha filha também recebeu Moção Congratulatória na Câmara Municipal, disse o pai.
Veja também: