Mariana Machado - estagiária
No último fim de semana, o petropolitano Diogo Perereca conquistou seu vice-campeonato na Liga Carioca de Downhill, em Magé, válida para o ranking nacional.
Mesmo enfrentando dificuldades no final do trajeto com um pneu furado, o atleta não cedeu e chegou na segunda posição. "Larguei muito bem concentrado, e acelerando ao máximo, infelizmente faltando um terço da pista, acabei furando o pneu. Ainda consegui manter a constância por alguns metros, mas tive que ser mais cuidadoso para não sair e perder mais tempo, mesmo assim me mantive seguro de completar a descida para almejar ao menos uma boa colocação", conta ele.
Diogo diz que se surpreendeu ao saber que chegou na segunda posição, e a menos de 2 segundos do título. "Fiquei muito feliz por saber que os treinos e todo meu esforço durante a descida oficial foram satisfatórios", disse.
O petropolitano começou cedo no esporte, e entrou nas competições aos 13 anos, quando comprou sua primeira bicicleta resistente com o salário do emprego de menor aprendiz. Inicialmente, competia na Xco e Xcm, em campeonatos regionais, e evoluiu com o tempo, chegando na categoria Downhill. Mas conta que também explora por outras, seja para competição ou para treinos.
Diogo já venceu prêmios como: campeão da quarta etapa Circuito Carioca Paty do Alferes; vice-campeão estadual em 2024; campeão da terceira etapa carioca em 2924; entre muitos outros.
Olhando para frente, o atleta petropolitano ressalta que continuará se esforçando nos treinos em pistas de Petrópolis, aperfeiçoando suas técnicas. A próxima corrida do atleta será em Paraty, no fim do mês.
A equipe Alginac Team, na qual Perereca faz parte, teve também outros nomes importantes na competição. Na categoria E-bike, Matheus Freire conquistou o título de campeão, seguido por Bruno Nunes, o Fofinho, que conquistou o vice-campeonato. Na categoria Open-Pro, Rodrigo Nuke garantiu a 4ª colocação com uma performance sólida. Na Infanto-Juvenil Masculina, Lucas Nunes conquistou o vice-campeonato.
Veja também: