Desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto foi eleito com 127 votos nas eleições de 2024
Larissa Martins
O Desembargador Petropolitano Cláudio Luís Braga dell’Orto foi empossado como Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) para o biênio 2025/2026 na última sexta-feira (7). Ele assumiu o cargo após ganhar as eleições no ano passado com 127 votos, tornando-se o 13° Diretor-Geral da história da EMERJ, em solenidade no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Trajetória
Mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), ele iniciou sua carreira no Judiciário em 1991 e tornou-se desembargador em 2009. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1983, foi aprovado em diversos concursos relevantes, incluindo os de advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
O magistrado também ocupou diversas funções de destaque, incluindo a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e a condição de membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde exerceu as funções de corregedor e presidente. Atualmente, preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA) do TJRJ.
Na EMERJ, Cláudio Luís Braga dell'Orto foi vice-presidente do Conselho Consultivo, coordenador e professor da disciplina de Direito Digital, além de atuar como magistrado supervisor de Tecnologia da Informação.
Autoridades presentes
Estiveram presentes o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, Luiz Fux e Cássio Nunes Marques; o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Federal, Luiz Felipe Salomão; o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, representando o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antônio José Campos Moreira; o Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta; o ministro do STJ e diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Benedito Gonçalves; os ministros do STJ, João Otávio de Noronha, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Júnior, Marco Aurélio Bellizze e Antônio Saldanha Palheiro; Luiz Alberto Gurgel de Faria, entre outras autoridades.
Solenidade
Na cerimônia, o desembargador foi conduzido à mesa solene de posse pelos desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, Jaqueline Lima Montenegro, Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, Patrícia Ribeiro Serra Vieira e Renato Lima Sertã. Também foram empossados os desembargadores Ricardo Couto de Castro, como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); Claudio Brandão de Oliveira, como corregedor-geral da Justiça do TJRJ; Suely Lopes Magalhães, Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes e Heleno Ribeiro Pereira Nunes para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes do TJRJ, respectivamente.
Veja também: