São 100km de percurso, que cruza França, Itália e Suíça
Mariana Machado especial para o Diário
Acontece nesta sexta-feira (30), a ultramaratona de corrida de montanha mais famosa e importante do mundo, o Ultra Trail du Mont-Blanc, e Petrópolis garante representação no evento com o ultramaratonista Filipe Bernardes, que já participou de outras corridas de montanha, como a ultramaratona Trail Challenge em São Paulo, e de maratonas pela cidade.
Nas redes sociais, o atleta disse que tem esse evento como alvo há 10 anos, e que está pronto para encarar o desafio. O percurso cruza 3 países, Itália, Suíça e França, totalizando 100km. A prova tem diferentes distâncias para cerca de 10 mil participantes. O participante pode escolher fazer 40km, 56km, 101km, 145km ou 171km, com tempo limite de 47 horas.
O petropolitano participará da prova CCC (Courmayeur Champex Chamonix), que contém metade do percurso da UTMD tradicional (de 171km), com uma extensão de 98km + 5.600 metros. A CCC foi inaugurada em 2006, e reúne 2.000 participantes, em média. A largada será na comuna italiana Courmayeur.
A prova é considerada de extrema dificuldade, devido ao solo íngreme e às oscilações de altitude, uma vez que o ponto mais alto atinge 2.600 metros acima do mar. O "Ultra Trail du Mont Blanc" é a prova rainha, e a CCC é considerada a "pequena irmã do UTMB", que se tornou um dos mais prestigiosos ultratrails do mundo. Com 101 km de distância e 6100 metros de desnível positivo acumulado.
Por isso, para conseguir participar da competição é necessário qualificação para tal, logo, o esportista deve ter 15 pontos somados nos últimos 3 anos, adquiridos através de outros eventos de ultramaratonas. A quantidade de pontos é baseada no nível de dificuldade de cada evento, que dá entre 1 e 6 pontos, sendo que os pontos podem ser adquiridos em no máximo 3 provas. Com a meta alcançada, o atleta pode se inscrever para o sorteio e, se tiver sorte, poderá realizar o sonho de correr o UTMB.
Entretanto, o atleta que conseguir arrecadar a quantia de 2.000 euros destinada para as organizações e entidades apoiadas pela UTMB terá a sua participação consentida (desde que preencha os itens previstos pelas regras da competição).
A largada é às 4 horas da manhã, no horário de Brasília, e quem quiser acompanhar o Filipe, haverá transmissão pelo aplicativo LIVE TRAIL através do bib (4917).
Veja também: