“É sempre uma honra poder lutar na terra dos samurais. O Japão é o berço das artes marciais, então é o sonho de todo lutador poder lutar lá”, diz o atleta
Mariana Machado estagiária
O atleta petropolitano, Bruno Barbosa, venceu na categoria peso pena, Master 3, faixa preta até 70kg da competição promovida pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), que aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, na cidade de Chiba, no Japão.
Bruno pratica o esporte desde a adolescência, e é faixa preta há 18 anos. Nascido e criado na comunidade do Neylor, o atleta começou seus treinos na academia RNM Petrópolis, no Retiro, com o Professor Rivelino Nascimento Margarido, e atualmente representa o Team Buda Jiu-Jitsu.
Ele conta que sempre gostou de acompanhar os jogos olímpicos, e admirava ver os atletas subindo no pódio e recebendo suas medalhas. “Eu sonhava em um dia subir no pódio também e receber uma medalha. É um momento de reconhecimento depois de muito trabalho duro”, diz. Além disso, os pais de Bruno também eram atletas. “Minha mãe era corredora e meu pai era goleiro, então eu os tive como referência também”, completa.
Esse é o segundo título do campeonato asiático conquistado pelo atleta, que conta que “é sempre uma honra poder lutar na terra dos samurais. O Japão é o berço das artes marciais, então é o sonho de todo lutador poder lutar lá”, ressalta.
O petropolitano já teve outras conquistas ao longo de sua carreira, em diversos países como Japão, Tailândia, Singapura, Cazaquistão e Malásia, onde vive há 10 anos.
Mas mesmo de longe, Bruno ressalta que acompanha a evolução do esporte em Petrópolis, e fica muito feliz com o rumo que tem tomado, pois vê muitos praticantes vencendo torneios nacionais e internacionais, como na Europa, Emirados Árabes e Estados Unidos.
Recentemente, o atleta conquistou também o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu), em São Paulo, que, segundo ele, é considerado o maior e mais difícil campeonato de Jiu-Jitsu do mundo.
Veja também: