Edição anterior (2397):
quinta-feira, 03 de junho de 2021
Ed. 2397:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2397): quinta-feira, 03 de junho de 2021

Ed.2397:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Petropolitanos aderem à Carteira de Trabalho Digital

App funciona desde 2019 e facilita o acesso ao seguro desemprego

Priscila Torquato – especial para o Diário de Petrópolis

 

A atual crise sanitária tem influenciado a nossa vida pessoal e profissional. Muitos estabelecimentos fechando as portas e/ou tendo que reduzir o quadro de funcionários que normalmente representa a maior fatia de gastos de um empregador, ocasionam, consequentemente, o aumento no número de desempregados. De acordo com dados do Caged, até abril de 2021, em Petrópolis houve 6.308 desligamentos registrados em todos os setores produtivos. Situação que leva esse trabalhador a acessar o seguro-desemprego.  Com os novos protocolos estipulados pela pandemia de covid-19 alguns serviços foram adaptados para evitar que os usuários tivessem que se deslocar gerando aglomerações. Um desses serviços é o da Carteira de Trabalho, que desde 2019 tem uma versão digital.

O painel de Informações do Seguro Desemprego do Ministério do Trabalho mostra que até abril de 2021, no estado do Rio de Janeiro, 38.447 pessoas requereram o auxílio, desse total, 31.432 solicitaram o benefício pela internet, representando uma participação via web de 81,8%. Segundo o Ministério do Trabalho não é possível determinar a quantidade de aplicativos baixados em Petrópolis, mas dados da Casa do Trabalhador do município indicaram que apenas em maio deste ano, 35 pessoas foram auxiliadas a baixar o app para ter as informações da vida trabalhista na palma das mãos.

Com o aplicativo o trabalhador não precisa mais reunir todos os documentos necessários, tirar cópias, ir até uma unidade do Ministério do Trabalho e ser atendido presencialmente. Basta seguir o passo a passo do cadastramento e requerer o benefício em um das abas disponíveis. Os valores e datas do pagamento do seguro saem na hora.

Para baixar o aplicativo carteira de Trabalho Digital você deve seguir o passo a passo:

  • Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartfone (android ou IOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta;
  • Nas telas seguintes será necessário primeiro digitar o seu CPF, quem já tiver realizado o cadastro no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no meu INSS, precisará apenas colocar seu CPF clicar em próxima, continuar, digitar sua senha, autorizar o uso de dados pessoais;
  • Caso você não tenha cadastro, será necessário clicar em “Crie sua conta” e seguir os passos;
  • Após este procedimento de criação de senha no acesso.gov.br, acesse novamente o aplicativo digite seu “CPF” e a senha cadastrada, e clique em “ENTRAR”.

Na Casa do Trabalhador em Petrópolis os atendentes podem orientar nesse processo caso o trabalhador encontre dificuldades. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no espaço que abrigava o antigo posto do Detran, no Terminal Centro. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone (24)2246-8942.

 



Edição anterior (2397):
quinta-feira, 03 de junho de 2021
Ed. 2397:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2397): quinta-feira, 03 de junho de 2021

Ed.2397:

Compartilhe:

Voltar: