Edição anterior (3521):
sexta-feira, 28 de junho de 2024


Capa 3521

Piccola Arena abre a mostra "ROMA", de Daniela Versiani, e inaugura "Piccolo cine", que leva sessões de cinema na telona

Divulgação
Divulgação

Não dá para perder: o programa é completo e gratuito no dia 29 de junho, sábado, na piccola arena, complexo cultural no Rocio. A casa abre a mostra ROMA, com pinturas da artista Daniela Versiani, na galeria superior, em vernissage que vai de 14h às 18h. Logo após, inaugura o novo projeto,  "piccolo cine", exibindo "Isolados", filme que foi rodado no bairro e que conta com a participação da comunidade. O diretor Tomás Portella e o produtor Fernando Zagallo estarão presentes para um bate-papo com a plateia, tudo regado a pipoca! E na galeria um, segue a mostra New York New York, do fotógrafo Mario de Aratanha. Ainda tem o bistrô Divina Sálvia, funcionando a partir de meio-dia.

ROMA, da artista visual e escritora Daniela Versiani, foi inspirada nas milhares de inscrições encontradas nos monumentos, muros e paredes daquela cidade. Produzidas entre 2023 e 2024, as pinturas guardam estreita relação com a memória da artista, filha de italianos. Ela visitou pela primeira vez a capital da Itália e a sua grande arena, o Coliseu, ainda na adolescência, quando se impressionou com os elementos visuais, garatujas, rabiscos e desenhos encontrados nas paredes. A passagem do tempo é um tema constante da sua prática artística, com a artista sempre fazendo pesquisas sobre o desgaste e o envelhecimento de materiais. As monumentais contradições que atravessam Roma - opulência e decadência, antiguidade e contemporaneidade, luxo e ruínas - estão registradas na criação de Daniela, que utiliza processos de oxidação, corrosão e desintegração em suas obras.

Já o piccolo cine trará sessões regulares em tela grande no teatro de arena, oficinas de formação de audiovisual para jovens, cineclubinho temático para escolas, além de possibilitar recursos tecnológicos para as mostras de arte visual. "Nossa intenção é espraiar o audiovisual por todas as artes, e não só restringi-lo a sessões de cinema. As exposições, por exemplo, já podem contar a partir de agora com recursos tecnológicos", diz Jeanne Duarte, curadora da piccola arena. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo RJ, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

"A chegada do piccolo cine na arena é um marco na nossa história. Já tínhamos a ocupação das galerias, shows, teatro, visitação ao acervo e um trabalho com as escolas. Agora somamos o cinema, fechando o ciclo cultural", diz Mauricio de Memória, fundador do espaço.

Serviço: dia 29 de junho, sábado, na piccola arena

ROMA - pinturas de Daniela Versiani

Galeria superior

abertura: de 14h às 18h

Até 04 de agosto

ISOLADOS - filme de Tomas Portella

inauguração do projeto piccolo cine

Teatro de Arena

com a presença do diretor e do produtor do filme

sessão: 18h

Cinema e pipoca grátis

NEW YORK NEW YORK - fotografias de Mario de Aratanha

Galeria um

Até 7 de julho

O bistrô Divina Sálvia estará aberto durante todo o evento.

piccola arena - Estrada do Rocio, 3507 tel 22439311 (Para chegar: entrar no km 76 da BR040 - placa Cindacta/Rocio - sentido Juiz de Fora- Rio. Rodar mais 3km pavimentados. A piccola arena estará à esquerda, sinalizada)

Edição anterior (3521):
sexta-feira, 28 de junho de 2024


Capa 3521

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral