Bruna Nazareth - especial para o Diário
Dores no joelho são bastante comuns e podem ter diversas causas, como artrite, artrose, osteoartrite (desgaste da cartilagem), tendinite patelar, fraturas por estresse, lesões, fraqueza ou tensão muscular, obesidade e até erros de treinamento esportivo. Esse desconforto pode afetar tanto jovens quanto idosos. Sendo assim, uma maneira eficaz de aliviar e prevenir essas dores é por meio da prática de pilates e fisioterapia, que ajuda a fortalecer a região.
Tatiana Moraes, Fisioterapeuta Clínica, e Samanta Azevedo, Fisioterapeuta e instrutora de Pilates na Recriar Clínica de Terapias Integradas, em Nogueira, Petrópolis, explicam que tanto o pilates quanto a fisioterapia podem ajudar significativamente pessoas com dores no joelho. Ambos os métodos têm como objetivo fortalecer a musculatura da região, promovendo flexibilidade e mobilidade, contribuindo para o alívio das dores. Segundo as especialistas, não há grandes diferenças entre as duas práticas quando o foco é o tratamento de dores no joelho.
“Tanto o pilates quanto a fisioterapia podem trazer benefícios significativos. Não existem grandes diferenças entre os métodos, porém, vale ressaltar, que a fisioterapia pode ser indicada para um primeiro momento, visto que podem ser utilizados instrumentos mais específicos, como a eletroterapia, para diminuir as dores no local; já o pilates pode ser utilizado como um exercício para fortalecimento”, esclarecem.
Há casos em que o pilates e a fisioterapia podem ser mais eficazes do que outros métodos no tratamento de problemas no joelho, especialmente em lesões médicas, ligamentos ou condrais. Essas abordagens focam no fortalecimento da área e na prevenção de novas lesões, sendo muito úteis na reabilitação do joelho, como em processo pós-cirúrgicos.
Segundo Moraes e Azevedo, quando algum indivíduo apresenta problemas no joelho ou deseja prevenir lesões graves, o primeiro passo é consultar um profissional especializado para ter um diagnóstico e determinar o tratamento mais adequado.
“As pessoas que possuem problemas nessa região devem buscar consultar um profissional de saúde qualificado, como um fisioterapeuta ou instrutor de pilates e realizar uma avaliação com o intuito de elaborar um plano individualizado e personalizado para assim evitar futuras lesões. A fisioterapia é uma terapia de primeira escolha, não sendo necessário encaminhamento médico - se houver a necessidade de exames complementares, a profissional realizará o encaminhamento”
Para ajudar no alívio das dores, alguns exercícios podem ser realizados em casa.
“Os pacientes que sofrem com dores no joelho, ou para quem busca a prevenção, alguns exercícios podem sim ser realizados em casa, desde que indicados previamente pelo profissional de confiança. Alongamentos leves, exercícios de equilíbrio e estabilidade, além de exercícios de fortalecimento muscular são exemplos de atividades que podem ser realizadas em casa”, concluem.
Veja também: