Edição anterior (3763):
domingo, 09 de fevereiro de 2025


Capa 3763

Plantas que funcionam como repelente para mosquitos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Jaqueline Gomes

Mosquitos são irritantes, mas, não é só isso, causam doenças, e algumas bem graves como as provocadas pelo Aedes aegypti. A melhor maneira de evita-los é a prevenção, com ações simples como não deixar água parada. Repelentes também são recomendados. Além deles, de telas e inseticidas, as plantas também podem ser grandes aliadas para eliminar os mosquitos. A botânica Marcia Freire lista algumasespécies que funcionam como repelente e ensina como utilizá-las.

“As plantas, além da beleza e de componentes medicinais, também servem para repelir insetos por meio de seus odores. O melhor de tudo é que são repelentes naturais, que não fazem mal aos seres humanos nem aos animais de estimação. Além disso, podem ser cultivadas em casa, tendo um custo muito baixo”, analisa a botânica.

1. Lavanda

"Essa planta com flores roxas tem um cheiro agradável para os humanos, mas desagradável para os insetos", explica Marcia. “A lavanda pode ser cultivada em vasos e canteiros, com solos bem drenados e regas moderadas. Uma dica é utilizar a flor em sachês ou fazer o óleo de lavanda e utilizá-lo como repelente”, ensina.

2. Citronela

“A citronela é uma planta aromática que exala um perfume cítrico que afasta os mosquitos”. A especialista explica que ela pode ser cultivada em vasos ou no jardim, desde que receba bastante sol e água. “É uma planta de baixa manutenção e pode ser utilizada em velas e óleo repelente”, orienta.

3. Hortelã

“A hortelã é uma excelente opção não tóxica para afastar mosquitos, moscas e até formigas. Quanto mais forte o aroma, menos insetos você terá. É uma planta fácil de plantar, que segundo a botânica, prefere sol pleno ou meia sombra e solo úmido. “Além do óleo, você pode aproveitar as folhas e fazer um delicioso chá”, garante Marcia.

4. Malmequer

“O malmequer, uma flor anual fácil de cultivar, emite um cheiro que afasta os mosquitos. Cultive-o em vasos e o coloque perto do seu quintal ou da entrada de sua casa para manter os insetos longe”, recomenda. “Os malmequeres também são uma adição popular às hortas. De acordo com o Jardim Botânico de Nova York, eles não apenas podem afastar os mosquitos, mas também dissuadir pulgões, tripes, moscas brancas, besouros mexicanos do feijão, percevejos da abóbora e lagarta do tomate”, explica a botânica.

5. Alecrim

“Outro grande repelente de mosquitos é o alecrim, uma erva com a qual muitos de nós estamos familiarizados. Seu aroma amadeirado é exatamente o que afasta os mosquitos.Enquanto as pragas ficam longe, você pode desfrutar do aroma da erva e também usá-la para temperar os seus pratos na cozinha”, afirma.

6. Manjericão

“O manjericão é outra erva que pode funcionar como repelente de pragas. O cheiro forte que as folhas de manjericão exalam é o que mantém as pragas afastadas.Esta erva gosta de se manter úmida, precisa de uma boa drenagem e gosta de muito sol. Você pode plantar manjericão em vasos ou no jardim, sozinho ou com outras flores, desde que as duas plantas atendam aos mesmos requisitos”, orienta a especialista.

7. Sálvia-comum

“Se você adora se reunir ao redor de uma fogueira em seu quintal, plante um pouco de sálvia nas proximidades. Jogue um pouco da planta nas chamas e seu cheiro de terra afastará os insetos. A sálvia também pode ser seca e usada para fazer repelente caseiro”, diz.

Como fazer óleo essencial para repelente

Colha as flores ou folhas da sua planta;

Deixe os ramos e deixe-os pendurados secando de ponta cabeça em um local seco e quente mas não exposto ao Sol diretamente por até 2 semanas;

Pegue um recipiente de vidro e encha-o com as flores/folhas já secas deixando 2-3 cm de folga no topo;

Coloque o óleo que você escolher até cobrir as flores/folhas; recomendações são o óleo de coco ou de amêndoas;

Deixe seu recipiente em uma janela onde bata Sol por mais 2 semanas; chacoalhe o recipiente todos os dias para ajudar na infusão;

*alternativa: você pode fazer a infusão colocando o recipiente em banho-maria por alguns minutos, repondo a água quando ela evaporar.

Filtre o óleo com um coador ou com um filtro de café para remover as flores, folhas e impurezas;

Armazene em um local fresco e seco

Edição anterior (3763):
domingo, 09 de fevereiro de 2025


Capa 3763

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral