Prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e uso de nome social. Inscrições e solicitações devem ser feitas pelo Sistema PND. Provas serão aplicadas no dia 26 de outubro
O prazo de inscrição para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) termina às 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 25 de julho. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema PND. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e uso de nome social.
Os estudantes habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição.
Além dos estudantes concluintes inscritos no Enade 2025, podem realizar a PND todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa de admissão.
Leia mais: PND: saiba quem pode participar da prova
Taxa A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, bem como cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
PND A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Diretrizes A Portaria n.º 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para a realização da PND. A prova seguirá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND é voltada a licenciados e será aplicada anualmente.
MaisProfessoresInstituído peloDecreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso daspolíticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa visa atender 2,3 milhõesdedocentes em todo o país e prevê, além da PND, as seguintes iniciativas: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, PortaldeFormaçãoe açõesdevalorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Veja também: