Demétrio do Carmo - Especial para o Diário de Petrópolis
Policiais civis que atuam em Petrópolis foram homenageados na Câmara Municipal em solenidade realizada na segunda-feira (26), por iniciativa do vereador Octávio Sampaio, presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo.
Durante o evento, o parlamentar destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil na cidade, com ênfase no programa “Papo Responsa”, voltado à conscientização de jovens em ambiente escolar. O projeto passou a ser realizado em Petrópolis por iniciativa do delegado titular da 105ª DP, Dr. Nei Loureiro.
“Costumo dizer que reconhecer e valorizar o trabalho da polícia em nossa cidade é fundamental. Petrópolis é hoje a cidade mais segura do estado e uma das mais seguras do Brasil. Desta vez, a homenagem foi destinada a policiais civis que, além de conduzirem investigações e prisões com excelência, também atuam na formação e orientação de jovens por meio do ‘Papo Responsa’”, afirmou o vereador.
O “Papo Responsa” é um programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro que existe há cerca de 20 anos e já alcançou mais de 31 mil pessoas, sendo 27 mil alunos de 98 escolas públicas e 76 instituições privadas.
Em Petrópolis, ao longo de 2025, foram realizadas 15 edições do projeto, beneficiando aproximadamente 1.650 estudantes do Ensino Médio. Para a execução das atividades, cinco policiais civis receberam capacitação específica e abordam temas como drogas, comportamento, bullying, cyberbullying, entre outros, promovendo ações de conscientização junto aos adolescentes.
As palestras do programa podem ser agendadas diretamente pelas unidades escolares junto à 105ª Delegacia de Polícia.
Veja também: