Agentes da 37ª DP (Ilha do Governador) prenderam em flagrante, neste domingo (23/03), dois estelionatários que aplicavam o conhecido como “golpe do cartão retido” em caixas eletrônicos de bancos. Os autores foram capturados em uma agência bancária na região da Portuguesa, na Ilha do Governador.
A investigação da distrital aponta que o golpe realizado pelos acusados consiste em reter o cartão da vítima no terminal eletrônico, com um dispositivo fraudulentamente inserido no local. Em seguida, os criminosos se aproximam e oferecem “ajuda”, fornecendo inclusive um telefone celular próprio, alegando ser da central de atendimento do banco. A vítima, acreditando estar falando com o banco, fornece seus dados pessoais e a senha diretamente a um outro criminoso.
Após a saída da vítima da agência, os criminosos recuperam o cartão preso e, de posse da senha, realizam saques e transações até estourarem o limite da conta, causando prejuízo financeiro à vítima.
De acordo com os agentes, equipes foram acionadas após monitoramento identificar a ação dos criminosos em duas agências bancárias nos bairros de Cacuia e da Portuguesa. Os autores foram capturados quando deixavam a segunda agência, e foram autuados em flagrante pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Veja também: