Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em conjunto com o Ibama, capturaram nove pessoas e resgataram diversos animais, entre eles caranguejos ameaçados de extinção. A ação ocorreu neste domingo (17/08), em uma feira no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Muitos dos animais foram encontrados acondicionados de forma cruel.
A ofensiva teve como objetivo combater o comércio ilegal de animais silvestres na localidade. De acordo com os agentes, as prisões ocorreram em diversos pontos do comércio ao ar livre. Parte dos detidos foi flagrada expondo micos, saguis, jabutis, uma jiboia, um papagaio galego e um pássaro não identificado. Alguns deles foram encontrados dentro de meias.
De acordo com os policiais civis, um homem foi surpreendido em sua barraca comercializando 313 caranguejos, em condições inadequadas, coletados de forma ilegal por meio de armadilha denominada redinha. Além disso, foram apreendidos 11 guaiamuns, espécie de caranguejo ameaçada de extinção e um trinca-ferro, sem responsável identificado.
Outro preso foi flagrado vendendo sete alçapões e nove estilingues. Os materiais, utilizados para captura de pássaros, foram recolhidos para apreensão e exame pericial nesta especializada.
Além dos animais resgatados junto aos capturados, diversos outros espécimes foram abandonados durante a ação. Todos foram recolhidos. Os crustáceos foram devolvidos à natureza, e os demais animais foram encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, para os devidos cuidados e posterior soltura.
Veja também: