Equipes estão de prontidão em cinco pontos de grande concentração turística da cidade
Larissa Martins especial para o Diário
O 26° Batalhão de Polícia Militar de Petrópolis iniciou, na última segunda-feira (20), a Operação Ostensividade 2.0. Foram empregados dez policiais militares e viaturas em cinco pontos estratégicos de grande concentração de pessoas na cidade. Os locais escolhidos foram: Pórtico do Quitandinha, Pórtico do Bingen, Monumento do Obelisco, Palácio de Cristal e a Antiga Rodoviária do Centro. A ação ocorre de 19h30 até 22h. A mesma é realizada em todas as unidades da PM na Região Serrana.
De acordo com o Tenente Coronel Marcello Guimarães, que assumiu o comando da unidade no início do mês, a iniciativa surgiu com o foco na prevenção e repressão de crimes, reforçando a sensação de segurança tanto dos moradores quanto dos turistas que vem à cidade para visitar. Desta forma, a expectativa é de que os índices criminais sejam ainda mais reduzidos.
A ideia é que a gente transmita a sensação de mais segurança para as pessoas nas áreas turísticas. Desta forma, continuaremos sendo uma referência no Estado como uma das cidades mais seguras. Apesar do reforço nessas áreas, o policiamento em toda a cidade segue normalmente, explica o Tenente.
Câmeras do Cimop
O Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP) é uma das ferramentas utilizadas pela Polícia Militar, e demais equipes de todos os setores de segurança pública, Defesa Civil e Saúde, para ajudar a identificar delitos nas ruas do município. O monitoramento acontece 24 horas. O Tenente afirma que essa integração é muito benéfica e será intensificada.
Na semana passada tivemos uma reunião com a Prefeitura. A nossa ideia é trabalhar ainda mais em conjunto com a Guarda Municipal. A expectativa é que ainda nessa semana sejam desenvolvidas ações em conjunto com os agentes de trânsito e com a Polícia Civil, conta.
Veja também: