Edição: quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Policiais militares da central 190 passam por capacitação para aprimorar atendimento de casos de violência contra à mulher

A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado da Mulher em parceria com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar

Divulgação
Divulgação


Policiais militares do Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (CECOPOM), que atuam na Central 190 da Corporação, participaram de uma capacitação com foco no aprimoramento do atendimento às ocorrências de violência contra a mulher. A iniciativa aconteceu na principal central de emergências do Estado do Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira (13/08), equipes da Secretaria de Estado da Mulher  promoveram um treinamento com orientações específicas para os atendentes do 190 em casos de violência doméstica, que ocupa o segundo lugar no ranking do número de atendimentos do Centro. A ação integra as atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres.

A campanha busca unir esforços de mobilização entre os setores público e privado, entidades de classe e a sociedade civil organizada. Somente no primeiro semestre deste ano, os centros especializados do Governo do Estado realizaram 6.725 atendimentos, oferecendo apoio jurídico, psicológico e social a mulheres em situação de violência física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial.

A violência doméstica e contra a mulher ocupa a segunda posição no ranking de chamadas recebidas pela Central 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em 2024, já foram registrados mais de 66 mil acionamentos relacionados a esse tipo de ocorrência um aumento de 8,6% em comparação ao total de chamadas de 2023.

-Neste treinamento, além dos protocolos, apresentamos uma abordagem diferenciada para promover a escuta ativa e identificar o pedido de socorro da mulher, que muitas vezes surge nas entrelinhas, como aconteceu com um caso recente em que a vítima simulou um pedido de remédio - disse a assessora técnica da Secretaria de Estado da Mulher, Sueli Ferreira.

A Central 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi a primeira unidade de segurança pública da América Latina a receber a certificação ISO 9001, padrão internacional de gestão da qualidade. A certificação atesta a excelência no atendimento da central, que recebe cerca de cinco mil ligações por dia, e reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados.

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão da qualidade, com o objetivo de garantir que produtos e serviços atendam de forma consistente às necessidades dos clientes e às exigências regulatórias. A certificação da Central 190 comprova a existência de um sistema eficaz, focado na melhoria contínua e na satisfação do cidadão.

Aplicativo Rede Mulher é destaque no combate à violência de gênero

O aplicativo Rede Mulher, desenvolvido pela Polícia Militar para auxiliar vítimas de violência, já ultrapassou a marca de 120 mil downloads. Lançado em 2022, o app permitiu que unidades operacionais da Corporação prestassem apoio direto a 774 mulheres vítimas de violência doméstica em todo o estado do Rio de Janeiro.

Disponível gratuitamente para celulares Android e iOS, o aplicativo conta com um botão de emergência que aciona diretamente o número 190, além de oferecer outras funcionalidades importantes. O Rede Mulher integra um conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas à proteção e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Edição: quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral