As capivaras são criaturas fascinantes que habitam a Mata Atlântica e desempenham um papel crucial na preservação desse ecossistema. Segundo o National Geographic Brasil, a capivara é o maior roedor do mundo, com adultos pesando em média 50 kg, podendo chegar a 100 kg. Encontradas em quase toda a América do Sul, as capivaras vivem ao leste dos Andes, desde países próximos da América Central até a Argentina, incluindo todo o Brasil.
Esses grandes roedores já viraram símbolo de Petrópolis, onde vivem nos rios da cidade e várias vezes cruzam literalmente o caminho na rotina da população petropolitana. A grande questão é que esse contato com o humano pode ser prejudicial, principalmente por conta de atividades ilegais que a população acaba cometendo contra esses animais.
Segundo o Linha Verde, várias denúncias são registradas em Petrópolis, relatando atividades ilegais com capivaras. Foram relatados casos de caça ilegal do animal, desmatamento, causando a fuga dos roedores para a via onde carros passam e, muito mais. Porém, um dos casos mais graves é de caça ao animal, pois diminui o número de capivaras, afetando sua diversidade genética e a capacidade de se reproduzirem e isso pode levar à extinção local da espécie, além de tudo, as capivaras desempenham um papel importante na regulação hídrica e na fertilidade do solo, sua ausência pode afetar negativamente o ecossistema. Além de tudo, segundo o site Saude Lab, a carne de capivara pode transmitir doenças como febre maculosa, leishmaniose, leptospirose e doenças fúngicas.
O desmatamento também é grave, pois causa a fuga dos animais do ambiente natural, trazendo-os para mais perto da população, podendo causar acidentes por conta de atropelamento, além de invasão desses animais a casas e ambientes comerciais.
A Lei n.º 8/2017 estabelece um estatuto jurídico dos animais, reconhecendo sua sensibilidade e protegendo-os legalmente. No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) criminaliza a caça ilegal de animais silvestres. Matar, perseguir, caçar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização é punível com detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Para denunciar esse tipo de crime contra as capivaras, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o Linha Verde, pelo telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ( www.disquedenuncia.org.br ) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook ( www.facebook.com/linhaverdedd ).
Veja também: