MDS publicou edital que busca destinar recursos complementares para apoio às atividades dessas tecnologias sociais em todo o país
Entidades privadas sem fins lucrativos que desejam atuar como gestoras no Programa Cozinha Solidária têm até 16 de junho para enviar pedido de credenciamento. A medida é fundamental para participar de iniciativas promovidas pelo programa, como o edital aberto desde a última quarta-feira (05.06), que visa destinar recursos complementares para apoio às atividades de cozinhas solidárias em todo país.
O Programa Cozinha Solidária visa combater a fome e a insegurança alimentar e nutricional, por meio da garantia do acesso à alimentação saudável e adequada, a partir do apoio a cozinhas solidárias já existentes em todo o país.
Essas tecnologias sociais, que tiveram suas ações expandidas durante a pandemia de Covid-19, são resultado de iniciativas locais da sociedade civil e de movimentos populares para prover o preparo e a distribuição de refeições a populações mais vulnerabilizadas. A partir do lançamento do Programa, em abril deste ano, o Governo Federal busca organizar ações e destinar recursos para abraçar e fortalecer essas iniciativas.
Para isso, o programa determina que sejam credenciadas junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), entidades privadas sem fins lucrativos, com as quais serão celebradas parcerias para a execução do Programa Cozinha Solidária. Interessados em se candidatar ao credenciamento como Entidade Gestora devem:
1. Solicitar seu credenciamento no sistema informatizado disponível neste link eletrônico
2. Estar regularmente constituída;
3. Comprovar o exercício de atividades de gestão de ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional;
4. Definir sua área de atuação por meio de autodeclaração assinada pelo representante legal, conforme modelo disponibilizado pelo MDS;
5. Ter experiência de, no mínimo, um ano na execução de projetos de produção e oferta de refeição; e
6. Comprometer-se com os princípios e as diretrizes do Programa Cozinha Solidária e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
As informações completas sobre o processo de credenciamento de entidades privadas sem fins lucrativos como Entidades Gestoras no âmbito do Programa Cozinha Solidária constam da Portaria nº 978 .
Programa Cozinha Solidária
Instituído em 2023 pela Lei 14.628 e regulamentado pelo Decreto nº 11.937/2024, o Programa Cozinha Solidária é executado pelo MDS, em parceria com os Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Estrategicamente vinculado a outros programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a ação é articulada a partir de três modalidades: fornecimento de alimentos in natura e minimamente processados, diretamente entregues pelo PAA; apoio à oferta de refeições por meio de entidades gestoras e apoio à formação e capacitação de colaboradores e parceiros.
Veja também: