Coroa de flores no monumento aos Pracinhas e presença de estudantes marcaram a solenidade na Praça dos Expedicionários
A Prefeitura de Petrópolis realizou a abertura oficial das comemorações da Semana da Pátria. O ato aconteceu nesta segunda-feira (01/09), na Praça dos Expedicionários, no Centro, com a disposição dea colocação de coroa de flores no monumento aos Pracinhas, em homenagem aos soldados petropolitanos que participaram da Segunda Guerra Mundial. O evento teve ainda a participação dos alunos da Escola Municipal Monsenhor Gentil.
“É um momento de valorização da memória e de respeito aos que lutaram pela soberania do país. Essa cerimônia integra as atividades que celebram a Independência do Brasil”, afirmou o prefeito Hingo Hammes, destacando a importância da solenidade como parte do calendário cívico do município.
Também participou da cerimônia o tenente-coronel Rodrigo Oliveira Genial, comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve.
"Estar presente neste ato é reafirmar o compromisso das Forças Armadas com a preservação da história e com a defesa dos valores nacionais”, disse o militar.
O coronel de Infantaria e chefe do Centro General Ernani Ayrosa (CGEA), Reginaldo Rosa dos Santos, ressaltou o simbolismo da ocasião.
“A homenagem aos expedicionários é uma forma de manter viva a lembrança daqueles que estiveram em combate e asseguraram a liberdade que temos hoje”, afirmou.
A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Wesley Barreto (PRD), que reforçou a participação do Legislativo na cerimônia.
“O reconhecimento aos pracinhas é um compromisso que deve ser compartilhado por todas as instituições”, concluiu o vereador.
Além do prefeito e do vice-prefeito Albano Filho Baninho, participaram da cerimônia o diretor-presidente do Grupo Tribuna, Francisco Orleans e Bragança; o tenente-coronel Leandro Rasteiro, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar; os secretários de Governo, Fred Procópio; de Cultura, Adenilson Honorato; de Administração e Recursos Humanos, Wagner Silva; de Educação, Ana Carolina Kapler; de Assistência Social, Adriana Kreischer; de Meio Ambiente, Pedro Alcântara; de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Marcelo Chitão; da controladora-geral do município, Juliana Salvini, e do procurador-geral, Fernando Araújo.
Veja também: