De acordo com o Censo 2022 do IBGE, 21,3% dos petropolitanos são idosos
Mariana Machado estagiária
Com a criação da 1ª Vara Especializada em Pessoas Idosas, aprovada nesta quarta-feira (29) pelo Órgão Especial do TJRJ, a Prefeitura de Petrópolis também foi questionada pelo Diário quanto aos projetos voltados à terceira idade, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI).
Um deles é o Combate à violência, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), em parceria com o Ministério Público, delegacias e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis (CMDDPI).
Esse projeto se mostra necessário, uma vez que o Disque Idoso 165, iniciativa da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) recebeu mais de 3 mil ligações em três meses, sendo 25% das denúncias relacionadas a denúncias de violência.
Além deste, há também: Projeto Prevenção de Quedas; Promoção de participação em atividades sociais, por meio de Grupos de educação; Prevenção de agravos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no SUS através da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa e a referência técnica para DCNTs capacitando os profissionais e usuários; Reabilitação de pessoas idosas no SUS através das equipes de fisioterapia/fonoterapia e Academia da Saúde; Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; Matriciamento da atenção à saúde da pessoa idosa no SUS que é realizado nas Unidades de saúde; Organização da atenção à saúde da pessoa idosa através da Linha de cuidado; Cuidado e assistência domiciliar através do Programa de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); Prevenção de ISTs e AIDS através do setor de IST do município que funciona no HMNSE.
Na área esportiva, a Prefeitura tem os seguintes projetos oferecidos pela Secretaria de Esportes: Projeto Renascer - destinado exclusivamente a idosos, com aulas de alongamento, ginástica e foco na interação social. Aulas de Hidroginástica; Agita Petrópolis, que embora não seja voltado exclusivamente para o público idoso, conta com mais de 50% dos seus alunos idosos. O Programa oferece mais de 30 aulas semanais, em seis núcleos diferentes.
As Academias de Saúde oferecem atividades semanais em 4 núcleos da cidade, Castelo São Manoel, Parque Municipal de Itaipava, Parque Cremerie e Vale do Carangola.
Entretanto, para Silvana Coelho, especialista em Público 60+ e ativista da longevidade, a cidade ainda peca na locomoção dos idosos, “tanto no transporte público como também nas ruas e calçadas muito danificadas”, mas ela considera a decisão do Órgão um avanço, “levando principalmente em conta que somos um país em processo de envelhecimento”. Principalmente porque, de acordo com o Censo 2022 do IBGE, 21,3% dos petropolitanos são idosos.
Para mais informações sobre cada projeto entre em contato com a Secretaria por meio do telefone 2249-6803 ou na sede da Secretaria de Esportes, Rua 16 de março, 183 - 2º andar - Centro das 9h às 17h.
Veja também: