Petrópolis, 10 de outubro de 2025 A Prefeitura de Petrópolis está intensificando as ações de fiscalização para coibir o descarte irregular de lixo e entulho em toda a cidade. Como parte desta atuação mais firme, medidas administrativas serão adotadas em relação a dois flagrantes recentes, cujas imagens foram recebidas através de denúncias. A análise para identificação dos responsáveis está sendo feita de forma integrada entre a Comdep, as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP), e o Centro Integrado de Monitoramento e Operações (Cimop).
O prefeito Hingo Hammes determinou não apenas a tomada de medidas administrativas, mas um reforço contínuo na vigilância. “Não vamos tolerar esse tipo de prática. A Prefeitura está fortalecendo a fiscalização de forma permanente e trabalhando em conjunto com o Meio Ambiente e a SSSOP para coibir o descarte irregular, que causa prejuízo ambiental e à limpeza da cidade”, afirmou o prefeito.
Um dos flagrantes é de um veículo de uma empresa de engenharia, com sede em Nova Friburgo, realizando o descarte ilegal na Rua Carvalho Júnior, em Corrêas. O outro registro é de uma pick-up na Rua Visconde do Bom Retiro. Segundo as imagens, o veículo permaneceu no local com a caçamba cheia e aguardou a limpeza da Comdep para, em seguida, efetuar o descarte irregular.
A empresa de engenharia informou que o colaborador responsável foi advertido e retornou ao local para recolher o material e realizar o descarte correto. “O descarte irregular causa prejuízos para toda a cidade. É preciso que as pessoas colaborem e denunciem essa prática ilegal”, disse a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
O secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, reforçou que a atitude configura crime ambiental. “As imagens já estão sendo analisadas e vamos identificar os responsáveis. O trabalho da fiscalização é contínuo e fundamental para garantir uma cidade mais limpa e sustentável”, destacou.
O secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão, ressaltou a importância da colaboração da população. “O envolvimento da população é essencial. Cada denúncia nos ajuda a localizar e punir os infratores com mais agilidade”, disse.
A gestão municipal reitera que ações como esta se tornarão mais frequentes e que o trabalho de fiscalização será permanente para garantir uma cidade mais limpa e ordenada para todos os petropolitanos.
As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 2246-9042 e 2246-9043. A prática está sujeita a multa de até R$ 11 mil, conforme a legislação municipal, além das sanções previstas na legislação ambiental.
Prefeitura fecha ponto usado para despejo clandestino de entulho no Alto da Serra
A Prefeitura também fechou um ponto utilizado para o descarte irregular de entulho na Rua Arnaldo de Azevedo, no Alto da Serra, ao lado da antiga Fábrica Dona Isabel. A ação foi realizada no último dia 03 de outubro pelas equipes da Comdep e da Secretaria de Obras.
Na véspera, a Comdep já havia retirado 13 caminhões de entulho que haviam sido despejados ilegalmente no local. Atualmente, a Comdep recolhe mais de 215 toneladas de entulhos e materiais inservíveis por dia em toda a cidade, o que mostra o impacto do descarte irregular, que sobrecarrega os serviços públicos e compromete a limpeza urbana.
Para pequenos volumes, a Comdep disponibiliza o Disque Entulho, que recolhe até 20 sacos de até 25 quilos cada. Outra opção é contratar freteiros legalizados, que realizam o transporte dentro das normas ambientais.
O serviço do Disque Entulho pode ser solicitado pelo telefone (24) 2292-9500.
Veja também: