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Prefeitura de Petrópolis prorroga prazo para pagamento do IPTU 2025 até 31 de janeiro

Os contribuintes que optarem pela cota única poderão emitir a 2ª via com o novo prazo

Foto: Divulgação PMP
Foto: Divulgação PMP

A Prefeitura de Petrópolis anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento em cota única do IPTU 2025, que agora pode ser quitado até dia 31 de janeiro, mantendo o desconto de 10%. A decisão foi tomada após a nova gestão identificar falhas graves deixadas pelo governo anterior, que comprometeram a entrega dos carnês aos contribuintes e a grande maioria da população ainda não ter recebido o documento em casa.

Ao assumir, no dia 1º de janeiro, a nova administração constatou que houve um atraso no envio dos carnês físicos e, mesmo o esforço logístico, mais de 50% dos carnês de IPTU ainda não foram entregues. Essa negligência causou atrasos e transtornos para a população, que teve dificuldades em cumprir o prazo inicial, previsto para 7 de janeiro.

Para minimizar os impactos dessa situação, uma nova gestão implementou a operação com postos de atendimento espalhados pela cidade além de sistema online no site oficial da prefeitura ( www.petropolis.rj.gov.br ), permitindo que os moradores emitam e imprimam os carnês de IPTU de forma rápida e acessível. Com esta operação, mais de 20% dos contribuintes obtiveram os boletos por meio do site oficial da prefeitura ou nos pontos de atendimento disponíveis. Todos os boletos gerados a partir de quarta-feira (08) já estarão com a nova data.

Segundo o prefeito Hingo Hammes, a prioridade foi garantir soluções ágeis para resolver o problema herdado.

Nossa gestão está empenhada em corrigir as falhas ocorridas e oferecer mecanismos que assegurem o direito do contribuinte, mantendo o funcionamento pleno da administração pública”, destacou.

A prorrogação foi a melhor opção para que a população não seja prejudicada. Entendemos que muitos optam pela cota única e o desconto estimula o ainda mais a adesão. Mesmo com todos os problemas, vimos que a população está comprometida com o futuro da nossa cidade, concluiu.

Os pontos de atendimento funcionam na Secretaria de Fazenda, no Centro de Cultura, na COMDEP, no Parque de Itaipava e no INPAS, das 9h às 17h. Com isso, os contribuintes têm à disposição opções tanto virtuais quanto presenciais para regularizar a situação.

Pontos de atendimento para emissão de segunda via do IPTU

Secretaria de Fazenda Avenida Koeler, 260 - Centro

Centro de Cultura Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro

Parque de Itaipava Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava

COMDEP Rua General Rondon, 400 - Quitandinha

INPAS Rua Doutor Alencar Lima, 35, Sala 101 - Centro

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

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