Edição anterior (4015):
terça-feira, 23 de setembro de 2025


Capa 4015

Prefeitura destaca ações de capacitação em Libras no Dia Internacional das Línguas de Sinais

Programa Fala Comigo e iniciativas nas áreas de Esporte e Saúde fortalecem políticas de acessibilidade no município

Foto: Freepik
Foto: Freepik


O Dia Internacional das Línguas de Sinais, instituído pela Assembleia Geral da ONU em 2018, chama atenção para a importância do reconhecimento da comunicação utilizada por pessoas com deficiência auditiva. A data remete ainda à criação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951, e ao início do ensino da Língua Brasileira de Sinais no país, no século XIX, com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro.

Em Petrópolis, iniciativas nas áreas da Educação, Esportes e Saúde reforçam as políticas públicas de acessibilidade no município, ampliando a inclusão em diferentes serviços municipais.

“Com as ações desenvolvidas pela Prefeitura em várias áreas, fortalecemos políticas públicas e consolidamos uma rede de profissionais preparados”, destacou o prefeito Hingo Hammes.

Entre essas iniciativas está o Programa Fala Comigo, destinado à capacitação de servidores da rede municipal em Libras. O curso possui carga horária de 50 horas e duração de seis meses, com encontros semanais que reúnem atividades teóricas e práticas. As aulas acontecem em dois polos: na Casa da Educação Visconde de Mauá e na Escola Municipal Celina Schechner, em Itaipava. Mais de 90 servidores já participam da iniciativa.

“A formação em Libras amplia a competência dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da Secretaria em garantir que cada estudante tenha suas necessidades atendidas”, destacou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.

Na Saúde, servidores que atuam no Hospital Alcides Carneiro (HAC), nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades Pré-Hospitalares (UPHs) participaram do Projeto Multiplicadores de Acessibilidade. A capacitação abordou tipos de deficiência, acolhimento humanizado e noções básicas de Libras, envolvendo profissionais de diversas funções, entre eles técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros.

Já a Secretaria de Esporte, Lazer, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoveu a primeira turma de capacitação em Libras voltada a profissionais e estudantes de Educação Física. A iniciativa buscou preparar instrutores e técnicos para ampliar a acessibilidade em atividades esportivas e recreativas.

“A capacitação em Libras no esporte garante que profissionais e estudantes de Educação Física estejam aptos a atender pessoas surdas, promovendo maior acessibilidade também nas práticas esportivas do município”, afirmou o secretário Leandro Kronemberger.

Edição anterior (4015):
terça-feira, 23 de setembro de 2025


Capa 4015

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral