A administração municipal de Petrópolis começou a liberar, na sexta-feira (19), os valores referentes ao décimo terceiro salário dos servidores da ativa. O pagamento, no entanto, ocorreu fora do prazo estabelecido pela Justiça, que havia determinado a quitação integral até o dia 15, em razão do atraso na primeira parcela do benefício.
De acordo com os trabalhadores do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), que já aprovaram estado de greve no dia 16/12, foi depositado apenas 48,9% do montante devido. O complemento deve ser efetuado nesta segunda-feira (22). Já no caso dos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência e Assistência Social do Município de Petrópolis (Inpas), aproximadamente R$ 4,1 milhões ainda aguardavam transferência para a quitação.
Diante do cenário, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde notificou oficialmente a direção do Sehac sobre uma possível paralisação que poderá ocorrer a partir desta terça-feira (23), caso o restante não seja pago.
O sindicato ainda informou que a paralisação, se ocorrer, respeitará uma organização para que setores como UTIs, sala de parto, laboratório e banco de sangue não sejam prejudicados. Outras áreas poderão ser completamente paralisadas e outras funcionarão com capacidade reduzida em 50%.
A prefeitura informou que os pagamentos estão sendo finalizados hoje.
Veja também: