Edição anterior (3819):
sexta-feira, 04 de abril de 2025


Capa 3819

Prefeitura suspende aulas por conta da previsão de chuva

Medida faz parte das ações emergenciais para o enfrentamento às fortes chuvas previstas para o fim de semana

Foto: Divulgação PMP
Foto: Divulgação PMP


Devido às condições meteorológicas previstas para sexta (04) e sábado (05), a Prefeitura de Petrópolis determinou a suspensão do funcionamento das unidades escolares municipais e instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

A decisão se baseia em alertas do Cemaden, INMET e Defesa Civil, que indicam risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos. Também está recomendado a suspensão das aulas na rede particular de ensino.

“Depois de avaliarmos a situação meteorológica em conversa com as equipes de monitoramento da Defesa Civil, achamos que essa medida de prevenção é importante. Em caso de chuva forte, quanto menos pessoas estiverem circulando é melhor para que as equipes de socorro e de trânsito possam atuar”, disse o prefeito Hingo Hammes.

O decreto de edição extraordinária foi publicado no Diário Oficial (D.O.) e já está disponível no site da Prefeitura ( petropolis.rj.gov.br ). O texto traz todas as recomendações para o funcionamento das repartições públicas. O atendimento emergencial de saúde será mantido em todo o município, assim como o funcionamento normal da Comdep, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil Municipal (GCM), Assistência Social, Defesa Civil e outros órgãos envolvidos no enfrentamento às chuvas.

“Estamos acompanhando os modelos meteorológicos, emitindo os alertas e orientando a população”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

Reunião de mobilização

Na última quarta-feira (02/04), o prefeito convocou uma reunião intersetorial para preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para o fim de semana.

“Essa reunião é para alinharmos nossas ações e termos efetividade caso se confirme a previsão. É importante estarmos unidos e preparados para a resolução dos problemas que possam vir a acontecer. Vamos torcer para que os modelos meteorológicos não se confirmem, mas caso ocorra que estejamos preparados para a pronta resposta”, disse o prefeito Hingo Hammes.

De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil, nesta sexta-feira, há previsão de chuva moderada a muito forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ao longo do dia e se intensificando a partir da noite.

No sábado, há previsão de chuva moderada a muito forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ao longo do dia. E no domingo, há previsão de chuva fraca a moderada a partir do período da manhã. Em função da intensidade e continuidade da chuva, são esperados acumulados significativos no período de vigência do aviso meteorológico.

“Estamos preparados para atender a população caso se confirme a previsão. O nosso objetivo é prezar pelas vidas das pessoas, trabalhar para que a cidade fique segura”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

Participaram da reunião intersetorial as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Obras, Educação, Serviços, Segurança e Ordem Pública, Governo e Gabinete; além da Comdep; Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans); Guarda Civil Municipal (GCM); das concessionárias Enel e Águas do Imperador; do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha; do Corpo de Bombeiros, Concer e do Sindicato das Empresas de Ônibus de Petrópolis (Setranspetro).

Confira as ações emergenciais:

10 linhas disponibilizadas para atendimento do 199

Base descentralizada da Defesa Civil em Itaipava para atendimento aos distritos

Liberação do acesso as imagens das câmeras do Cimop (a partir do início da chuva)

Equipes da Comdep e efetivo da Guarda Civil Municipal de prontidão

Equipes do Samu de prontidão para eventuais ocorrências

Materiais e insumos para os pontos de apoio e atendimento à população

Organização do Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha (Rua Floriano Peixoto, no Centro)

Reforço dos efetivos do Corpo de Bombeiros e uso de locais estratégicos (Rua Professor Stroller, no Quarteirão Brasileiro) em caso de risco de alagamento da Avenida Barão do Rio Branco. Além do posicionamento de viaturas em pontos da cidade para agilizar o atendimento.

Aumento de 50% do efetivo nas equipes de reparos da concessionária Enel

Museu Imperial fechado

O Museu Imperial e suas subunidades, Casa de Cláudio de Souza e Casa Geyer, não vão abrir, nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em atendimento às recomendações do município, para garantir a integridade de funcionários e visitantes, diante da previsão de fortes chuvas para estes dias.

Edição anterior (3819):
sexta-feira, 04 de abril de 2025


Capa 3819

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral