A primavera começou nessa segunda-feira, dia 22 de setembro, às 15h19. Em Petrópolis, a previsão para a nova estação indica temperaturas e chuvas dentro da média. O trimestre setembro, outubro e novembro será de neutralidade, sem influência dos fenômenos como El Niño e El Niña.
No entanto, a Defesa Civil de Petrópolis entrou, às 16h07, dessa segunda-feira (22/09), em estágio operacional de Observação, por conta da aproximação e passagem de uma frente fria podendo ocasionar pancadas de chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento.
Para os próximos dias a previsão é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva no período da noite e madrugada e chuva fraca a moderada a partir da manhã de terça-feira (23/09).
A Defesa Civil recomenda que a população permaneça atenta às próximas atualizações.
“A primavera é uma estação de transição entre o inverno, período seco, e verão, período chuvoso. E é nessa estação que se inicia o período chuvoso na Região Sudeste, com um aumento na frequência das chuvas em forma de pancadas”, disse a meteorologista da Defesa Civil, Rafaela Filipe.
De acordo com as projeções é esperado que as temperaturas fiquem próximas aos 20°C, ou seja, em torno da média histórica. As previsões indicam também que o acumulado de chuva ficará em torno dos 300mm no trimestre.
“Tivemos um inverno com um acumulado de chuva maior do que previsto de 187,74mm, ficando ligeiramente acima da média histórica para o período, que era 150mm. Por isso é importante que a população fique atenta aos comunicados da Defesa Civil porque vamos entrar agora no período mais chuvoso. As ações da Defesa Civil serão intensificadas, como o simulado que realizamos na região da Vila Felipe, no Alto da Serra”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Quadrimestre da Defesa Civil
Os dados e ações do segundo quadrimestre de 2025 abril, maio, junho e julho, meses que compreendem o outono e inverno da Secretaria de Proteção e Defesa Civil foram apresentados na última quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores durante audiência pública. A apresentação é em cumprimento a Lei Municipal nº 8.8612024.
Entre a principal ação neste quadrimestre está a elaboração do Plano de Contingência para Estiagem e Fogo em Vegetação Inverno 2025. O documento reúne as ações para o período de estiagem, entre elas a criação dos núcleos de Proteção e Defesa Civil Florestal (Nupdec), que atuaram na prevenção e identificação de incêndios, atuando como um elo entre a Defesa Civil e as comunidades; panfletagem em diversas regiões da cidade; capacitação em condomínios nos distritos para atuarem na prevenção e articulação com a concessionária Concer com ações nas praças dos pedágios da BR-040.
Durante o quadrimestre também foram realizados o simulado de chuva forte com uso da Defesa Civil AlertaCell broadcast na região do Vila Felipe (segunda cidade do país a realizar o simulado com uso desse sistema); a realização do I Fórum de Gestão do Lixo e Redução de Riscos, iniciativa estratégica voltada à prevenção de desastres, à educação ambiental e à gestão de riscos com base territorial; o início das atividades do programa Escola Resiliente; o Projeto Sabo, em parceria com a Japão (Jica), o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, para obras de controle de movimento de massa e a criação dos núcleos de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nudecs Mirim).
Também foram realizadas capacitações do Defesa Civil AlertaCellBroadcast nas regiões do Norte e Nordeste; das rotas de fuga do Mapeamento Participativo e formações continuadas dos Nudecs.
Veja também: