Com envio dentro do prazo, país reitera compromisso internacional com Acordo de Paris e com ações climáticas para combater a mudança do clima
O Brasil submeteu o Primeiro Relatório Bienal de Transparência (BTR1, na sigla em inglês), na quinta-feira (12), à Convenção do Clima das Nações Unidas. O documento apresenta um panorama atualizado dos avanços do país na implementação de políticas públicas voltadas para a mitigação e a adaptação à mudança do clima.
O documento foi elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de projeto de cooperação técnica internacional, que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e recursos do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF). Ao longo do processo de elaboração e validação houve a colaboração das pastas ministeriais que integram o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), mais alta esfera de governança climática do país e responsável pela aprovação do relatório.
“Ao cumprir este compromisso internacional, reafirmamos a dedicação do nosso país com a transparência climática, alinhando-nos ao desenvolvimento sustentável e às adaptações climáticas, que afetam sobretudo os mais vulneráveis. Este documento traz dados inéditos e insumos valiosos na esfera global e para o aperfeiçoamento das políticas públicas nacionais, baseados na ciência. Estamos mobilizando nossos maiores esforços para contribuir com este tema que é urgente", declarou a ministra do MCTI, Luciana Santos.
De acordo com o diretor do departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Osvaldo Moraes, o Relatorio Bienal de Transparência é consequência do Acordo de Paris. "Reflete os avanços que o Brasil tem feito, tanto na Mitigação como na Adaptação e aponta, ainda, os caminhos a serem seguidos para um planeta sustentável. Ele reflete as contribuições do país aos esforços globais de enfrentamento as Mudanças Climáticas", destacou.
Veja também: