Mulheres, idosos e aposentados lideram o ranking de reclamantes
Larissa Martins
Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Petrópolis (Procon Petrópolis) prestou 2.115 atendimentos entre janeiro e julho deste ano. Nos primeiros sete meses de 2024, foram 1.683 atendimentos, registrando alta de 25% no serviço em 2025.
Perfil e queixas
Mulheres, idosos e aposentados lideram o número de reclamantes, tornando-se os consumidores que mais procuram a unidade. Os serviços bancários ou planos de saúde e concessionárias de energia elétrica, telefonia e de água e esgoto foram os responsáveis pelas principais queixas.
Já os motivos que levaram os consumidores a procurar a unidade são: maior vulnerabilidade a práticas abusivas de empresas, maior necessidade de apoio institucional para resolver conflitos contratuais ou financeiros, falta de familiaridade com canais digitais de atendimento ao cliente, questões relacionadas a crédito consignado, cobranças indevidas e descontos não autorizados em benefícios previdenciários.
“Em 2025 intensificamos os atendimentos de forma itinerante. Isso fez com que, também em nossas sedes, número de atendimentos crescesse. Outro fator a ser destacado é a publicidade dada aos casos de descontos indevidos junto aos benefícios do INSS. Apesar de agirmos desde 2015 em ocorrências do tipo, multando e encaminhando o consumidor ao judiciário para que seja reembolsado e indenizado, as denúncias veiculadas pela imprensa nacional também ajudaram a estimular os consumidores a procurarem o Procon”, disse o coordenador do Procon Petrópolis, Fafá Badia.
Canais de atendimento
Denúncias para o Procon Petrópolis podem ser feitas pelo e-mail fiscalizacaoprocon@petropolis.rj.gov.br ou presencialmente na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33 - Centro, de segunda a sexta, das 10h às 17h. O Procon também está disponível em plantão pelo telefone: (24) 998740921.
Veja também: