Docente de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis, a mestra e doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Julia Ourique, lança o livro "Feminismo na Indústria da Música", no dia 7 de maio de 2025 (quarta-feira), das 18h às 21h, no Espaço Multifoco, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. Fruto de quase 10 anos de pesquisa, a obra aborda os diferentes aspectos da inserção entre feminismo, artivismo e mercado musical.
Editado pela Multifoco, o livro da jornalista, pesquisadora e musicista Julia Ourique traz uma análise minuciosa sobre a presença de mulheres na indústria da música. O exemplar no lançamento custa R$ 55,00 e, posteriormente, poderá ser adquirido por R$ 59,90 no site da editora e na Amazon.
“Fruto da minha dissertação de mestrado, esse livro é pioneiro ao investigar o feminismo na indústria da música brasileira. Durante a minha carreira no jornalismo, acompanhei uma série de limitações em relação ao espaço da mulher no mercado da música, principalmente instrumentistas. Este lançamento busca trazer a discussão para a sociedade, sobre como estamos tratando as mulheres que participam da indústria e continuam a ter o seu trabalho invisibilizado. Dentro desta questão, analiso no livro a possibilidade de o feminismo ser essa ferramenta para a mudança”, descreve Julia Ourique, autora do livro.
"Feminismo na Indústria da Música” é dividido em três capítulos. O primeiro, introduz uma historiografia do feminismo no Brasil, com ênfase na presença de mulheres no mercado da música brasileiro. Em seguida, apresenta e aprofunda o conceito de ativismo nas artes, ou artivismo (forma de ativismo que usa a arte para expressar ideias e reivindicar causas sociais).
Já o segundo capítulo, examina as transformações na indústria fonográfica, com destaque para a atuação e a mobilização das mulheres no mercado da música. Por fim, a última parte do livro se concentra no estudo de caso do selo musical PWR Records, explorando sua trajetória e o modo como articula, na prática, os valores feministas com as dinâmicas do mercado musical.
Sobre a autora
Julia Ourique é doutoranda em Comunicação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Comunicação pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atua como professora de Jornalismo, na Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis. Possui Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Faz parte do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura (Lampe) colabora com o grupo de pesquisa Labcult, na UFF. Atua como assessora de imprensa com experiência em estratégia de comunicação nas diversas áreas da cultura, tendo atuado também na Fundação Nacional de Artes Funarte.
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