Lucas Klin especial para o Diário
Colaboradores da prefeitura que atuam em projetos de artes, dança, música e outras atividades em escolas integrais da cidade entraram em greve ontem (21/08), devido ao atraso no pagamento de seus salários referentes ao mês de julho. A paralisação afeta diretamente as atividades extracurriculares oferecidas aos alunos durante o período integral nas escolas.
Segundo relatos dos profissionais, o pagamento dos colaboradores costuma ser realizado junto com o repasse para estagiários e servidores em Regime Especial de Direito Administrativo (RPA). No entanto, neste mês, o pagamento dos projetos não foi efetuado, causando grande dificuldade financeira para os profissionais. Segundo os trabalhadores, o pagamento deveria ter sido feito no dia 15 deste mês.
Eu, assim como mais 50 pessoas, somos colaboradores da prefeitura. Trabalhamos em escolas integrais dando projetos de artes, dança, música, psicologia e outras coisas
Porém estamos sem pagamento até hoje, sendo somente liberado o pagamento para estagiário e RPAs. Hoje entramos em greve, mas ainda não surtiu muito efeito e ainda seguimos sem previsão de pagamento, relatou um colaborador.
Segundo relatos dos trabalhadores, a secretaria foi procurada, mas nenhuma resposta efetiva foi dada até o dia 19/09, por conta disso, os colaboradores nesta terça-feira decidiram entrar em greve.
Salientamos também que entendemos que a greve afeta a unidade escolar que precisará traçar uma logística durante a ausência dos colaboradores, porém com a falta de previsão de pagamento da prefeitura, entendemos não ser justo prestarmos o serviço sem qualquer previsão de pagamento, disse o grupo de colaboradores concluindo a nota.
Veja também: