A Prefeitura formou nesta sexta-feira (05/08) profissionais que atuam no Hospital Alcides Carneiro (HAC), nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e unidades Pré-Hospitales (UPHs) do município numa capacitação de inclusão e acessibilidade. É uma formação continuada que faz parte do Projeto Multiplicadores de Acessibilidade. Nesta turma foram capacitados 77 profissionais que atuam como agentes de registro, portaria, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, entre outras funções.
“Eu, quando fui secretário de esportes, fui apresentado à comunidade surda e promovemos um campeonato de futsal para surdos. Em 2021 a gente conseguiu reativar a central de libras e hoje ver essas pessoas capacitadas é um orgulho pra mim”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
O Projeto Multiplicadores de Acessibilidade aborda tipos de acessibilidade, de deficiência e como acolher e amparar para fazer um atendimento humanizado dos pacientes com algum tipo de deficiência nas unidades de saúde. O curso apresenta também noções de doenças raras, neurodivergentes e traz noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Aqui nós trabalhamos os diversos tipos de acessibilidade, arquitetônica, comunicativa e metodológica. Tudo que possa de fato melhorar a experiência do nosso paciente no dia a dia”, explicou a coordenadora do Projeto Multiplicadores de Acessibilidade, Cristiane Valessa.
Além do curso com noções para os profissionais de saúde e atendimento, o Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac) mantém uma equipe especializada em acessibilidade, que acompanha pacientes e funcionários surdos que necessitem de tradução em libras. O serviço é oferecido de forma presencial no HAC e de forma remota nas UPAs e UPHs.
Para o secretário de Esporte, Lazer, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Leandro Kronenberger, “projetos como este fazem toda diferença para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Investir em capacitação é investir em empatia, cidadania e em um ambiente mais inclusivo”, comentou.
Veja também: